Uberlândia lidera no interior de Minas com mais de 2.800 novas empresas em 2025

Somente em maio, foram 535 novas empresas abertas na cidade; o relatório considera empresas de qualquer porte, exceto MEIs

, em Uberlândia

-

Uberlândia formalizou 2.853 novas empresas até maio deste ano, segundo dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O número coloca o município em segundo lugar no ranking estadual, atrás apenas de Belo Horizonte.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Futuro das cidades inteligentes é tema de reunião estratégica de Uberlândia
Uberlândia formalizou 535 novos negócios em maio com protagonismo no estado – Crédito: Secom/PMU

Em um ano em que Minas Gerais bateu recorde de formalizações com 49.786 novas empresas, um salto de 24,47% em relação ao mesmo período de 2024, Uberlândia responde por mais de 5% desse total. Somente em maio, foram 535 novas empresas abertas na cidade.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, destacou o impacto das políticas públicas: “Minas Gerais tem sido referência em reduzir burocracias para quem quer empreender. Esse novo marco reflete a efetividade das ações do Governo de Minas por meio de programas como o Minas Livre Para Crescer”.

Novas empresas por cidade

A presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, também comentou os dados. “Esse novo desempenho recorde na abertura de empresas em Minas confirma a melhoria contínua do ambiente de negócios no estado, resultado de ações estruturantes que têm facilitado a vida de quem quer empreender”.

No ranking estadual, após Belo Horizonte e Uberlândia, aparecem Contagem (1.633), Juiz de Fora (1.348), Montes Claros (1.105), Betim (973), Uberaba (947), Divinópolis (707), Patos de Minas (619) e Governador Valadares (596).

O relatório considera empresas de qualquer porte, exceto Microempreendedores Individuais (MEIs), que são registrados diretamente no Portal do Empreendedor do Governo Federal.