Uberlândia e Uberaba fecham parcerias estratégicas com EUA, China e Holanda
Viagens internacionais resultam em acordos de cooperação, irmandade e contratos bilionários para alavancar desenvolvimento regional
-
As prefeituras de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão fortalecendo suas relações internacionais com o objetivo de atrair investimentos estratégicos, impulsionar a economia local e ampliar as receitas municipais. Ambas as cidades participaram recentemente de agendas no exterior para firmar parcerias voltadas a setores como inovação, energia renovável e agronegócio.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Uberlândia busca novos acordos e fortalece laços com a China
O prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, está nos Estados Unidos, nesta semana, cumprindo agenda oficial em cidades como Orlando e Washington. Nesta segunda-feira (26), em Orlando, ele se reuniu com o reitor da Universidade Cristã da Flórida, Bruno Portigliatti, e oficializou um acordo de cooperação entre a Prefeitura e a instituição. O convênio visa promover intercâmbios científicos, acadêmicos e culturais.

Ainda em Orlando, Paulo Sérgio participará de reunião com o prefeito Buddy Dyer e empresários locais, com o objetivo de estabelecer uma relação estratégica de irmandade voltada à atração de investimentos e ao compartilhamento de tecnologias.
A agenda também inclui a apresentação de um projeto de financiamento ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington, voltado à realização de obras públicas em Uberlândia, especialmente na avenida Rondon Pacheco, afetada por enchentes.
VEJA TAMBÉM: Tecnologia de última geração e investimento bilionário: fábrica da Coca-Cola é inaugurada em Uberlândia
No mês de maio, a cidade também firmou um memorando de “Cidade Amiga” com Zhoukou, na China, por meio do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fabiano Alves. A parceria prevê trocas comerciais e culturais e pode abrir portas para a instalação de empresas chinesas em Uberlândia.

Uberaba firma contrato bilionário
No mesmo período, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, esteve na Holanda, onde assinou um contrato no valor de R$ 7,8 bilhões para a instalação de uma planta de hidrogênio e amônia verdes na cidade.
O empreendimento, considerado o maior aporte privado já recebido pelo município, será instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e deve gerar cerca de mil empregos diretos.

A assinatura ocorreu em Roterdã, durante o World Hydrogen Summit, evento internacional voltado à inovação e sustentabilidade no setor de energia. A planta será a primeira do Sudeste e a quarta no Brasil.
O projeto é liderado pela empresa Atome e conta com apoio da GIZ (agência de cooperação alemã), do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da ApexBrasil, com financiamento bilateral entre Brasil e Alemanha.