Sistemas fora do ar frustram aposentados em busca de ajuda do INSS nas agências dos Correios
Primeiro dia de atendimento para contestar descontos foi marcado por instabilidade e longas filas; reclamações se concentraram no atendimento realizado em Belo Horizonte
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Aposentados e pensionistas que procuraram as agências dos Correios nesta sexta-feira (3) para se informar sobre descontos indevidos em benefícios do INSS enfrentaram dificuldades logo nas primeiras horas do dia, principalmente em Belo Horizonte. O atendimento foi comprometido por falhas nos sistemas, que ficaram inoperantes.
A iniciativa presencial foi criada para atender pessoas que não conseguiam acessar os canais digitais do INSS. Mais de 5 mil agências em todo o país foram habilitadas para prestar esse suporte.
No entanto, o primeiro dia de operação foi marcado por instabilidades e atrasos. Em Uberlândia, o atendimento seguia normalmente até o fim da manhã.
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Segundo o INSS, a falha desta segunda-feira (30) ocorreu devido à alta demanda nos sistemas do Governo Federal, agravada pela coincidência com o último dia para envio da declaração do Imposto de Renda, o que sobrecarregou o sistema logo no início do expediente.
A orientação para os beneficiários que ainda não conseguiram realizar a verificação é procurar uma agência a partir da próxima segunda-feira (2).
VEJA TAMBÉM: Descontos do INSS: atendimento começa nesta sexta em seis agências dos Correios
Consultas presenciais do INSS nas agências dos Correios
Nas agências dos Correios habilitadas, os aposentados e pensionistas podem:
- Consultar se houve descontos em seus benefícios;
- Contestar descontos não autorizados;
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
- Analisar e contestar documentos enviados por associações (após 15 dias);
- Receber orientações impressas sobre o uso dos canais digitais do INSS.
O atendimento é gratuito, com guichês exclusivos ou prioridade para aposentados e pensionistas.
Estão também disponíveis para consulta os canais digitais como o aplicativo Meu INSS, o site www.meu.inss.gov.br e a Central 135 seguem funcionando normalmente, conforme informou o instituto.
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Quais agências da região estão prestando este serviço?
Uberlândia:
- AC Aparecida de Uberlândia – Av. Floriano Peixoto, 2095, N. Sra. Aparecida,
- AC Brasil – Av. Floriano Peixoto, 3232, Brasil,
- AC Center Shopping – Av. João Naves de Ávila, 1331, Loja 613, Santa Mônica
- AC Martins – Rua Francisco Rodrigues Serralha, 236, Chácaras Tubalina e Quartel
- AC Terminal Central – Av. João Pinheiro, 1154, Loja 55 e 56, Centro,
- AC Uberlândia – Av. Getúlio Vargas, 299, Centro
Uberaba:
- AC Shopping Uberaba – Av. Santa Beatriz da Silva, 1501, Loja 221, São Benedito
- AC Uberaba – Praça Dr. Henrique Kruger, 33, Térreo, Centro
Patos de Minas:
- AC Patos de Minas – Rua José de Santana, 503, Centro
Ituiutaba:
- AC Ituiutaba – Avenida Nove, 670, Centro, Ituiutaba/MG