Sistemas fora do ar frustram aposentados em busca de ajuda do INSS nas agências dos Correios

Primeiro dia de atendimento para contestar descontos foi marcado por instabilidade e longas filas; reclamações se concentraram no atendimento realizado em Belo Horizonte

, em Uberlândia

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Aposentados e pensionistas que procuraram as agências dos Correios nesta sexta-feira (3) para se informar sobre descontos indevidos em benefícios do INSS enfrentaram dificuldades logo nas primeiras horas do dia, principalmente em Belo Horizonte. O atendimento foi comprometido por falhas nos sistemas, que ficaram inoperantes.

A iniciativa presencial foi criada para atender pessoas que não conseguiam acessar os canais digitais do INSS. Mais de 5 mil agências em todo o país foram habilitadas para prestar esse suporte.

No entanto, o primeiro dia de operação foi marcado por instabilidades e atrasos. Em Uberlândia, o atendimento seguia normalmente até o fim da manhã.

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Beneficiários foram informados que poderiam consultar informações sobre encontros irregulares nas contas do INSS nas agências dos Correios
Beneficiários foram informados que poderiam consultar informações sobre encontros irregulares nas contas do INSS nas agências dos Correios  – Crédito: TV Paranaíba

Segundo o INSS, a falha desta segunda-feira (30) ocorreu devido à alta demanda nos sistemas do Governo Federal, agravada pela coincidência com o último dia para envio da declaração do Imposto de Renda, o que sobrecarregou o sistema logo no início do expediente.

A orientação para os beneficiários que ainda não conseguiram realizar a verificação é procurar uma agência a partir da próxima segunda-feira (2).

VEJA TAMBÉM: Descontos do INSS: atendimento começa nesta sexta em seis agências dos Correios

Consultas presenciais do INSS nas agências dos Correios

Nas agências dos Correios habilitadas, os aposentados e pensionistas podem:

  • Consultar se houve descontos em seus benefícios;
  • Contestar descontos não autorizados;
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias);
  • Analisar e contestar documentos enviados por associações (após 15 dias);
  • Receber orientações impressas sobre o uso dos canais digitais do INSS.

O atendimento é gratuito, com guichês exclusivos ou prioridade para aposentados e pensionistas.

Estão também disponíveis para consulta os canais digitais como o aplicativo Meu INSS, o site www.meu.inss.gov.br e a Central 135 seguem funcionando normalmente, conforme informou o instituto.

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Quais agências da região estão prestando este serviço?

Uberlândia:

  • AC Aparecida de Uberlândia – Av. Floriano Peixoto, 2095, N. Sra. Aparecida,
  • AC Brasil – Av. Floriano Peixoto, 3232, Brasil,
  • AC Center Shopping – Av. João Naves de Ávila, 1331, Loja 613, Santa Mônica
  • AC Martins – Rua Francisco Rodrigues Serralha, 236, Chácaras Tubalina e Quartel
  • AC Terminal Central – Av. João Pinheiro, 1154, Loja 55 e 56, Centro,
  • AC Uberlândia – Av. Getúlio Vargas, 299, Centro

Uberaba:

  • AC Shopping Uberaba – Av. Santa Beatriz da Silva, 1501, Loja 221, São Benedito
  • AC Uberaba – Praça Dr. Henrique Kruger, 33, Térreo, Centro

Patos de Minas:

  • AC Patos de Minas – Rua José de Santana, 503, Centro

Ituiutaba:

  • AC Ituiutaba – Avenida Nove, 670, Centro, Ituiutaba/MG