Segunda parcela do IPTU vence nesta quarta em Uberlândia
Contribuintes que dividiram o imposto em até 10 vezes têm até o dia 30 para quitar a 2ª parcela; mais de 263 mil imóveis já regularizaram o tributo de 2025
-
Contribuintes de Uberlândia que optaram pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2025) devem ficar atentos ao calendário. Vence nesta quarta-feira (30) a segunda parcela do imposto. A quitação parcial ou total já foi feita por proprietários de mais de 263 mil imóveis na cidade, de acordo com levantamento recente da Secretaria Municipal de Finanças.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Quem escolheu pagar em até 10 vezes deve seguir o cronograma: as parcelas vencem sempre no último dia útil de cada mês. As guias podem ser pagas tanto pelo carnê físico, entregue nas residências, quanto de forma digital, por meio do Portal da Prefeitura de Uberlândia.
Vale lembrar que estão isentos do IPTU os contribuintes que possuem apenas um imóvel residencial em seu nome com valor venal de até R$ 180 mil.
Leia também:
População poderá consultar como foi feito o cálculo do IPTU; veja como acessar
Revisão e contestação
Mesmo após o pagamento, o contribuinte pode contestar o valor venal atribuído ao imóvel. A solicitação pode ser feita diretamente pelo serviço de Protocolo Online no site da Prefeitura ou via Portal Cidadão. “Essa possibilidade está prevista nos artigos 33 do Código Tributário Municipal e 165 do Código Tributário Nacional”, informa a Prefeitura.
Leia Mais
Nova metodologia e alíquotas reduzidas
O IPTU 2025 é o primeiro calculado com base em uma nova metodologia, que atualizou a planta de valores defasada desde os anos 1980. O modelo leva em conta os valores venais de mercado e oferece um redutor de até 80% sobre o valor adicional calculado em relação ao imposto de 2024 corrigido pela inflação. A medida busca minimizar o impacto da atualização nos bolsos dos contribuintes.
Além disso, as alíquotas foram reduzidas de forma significativa. Para imóveis edificados, caíram de uma faixa entre 0,40% e 1,00% para 0,175% a 0,30%. Já nos não edificados, os percentuais passaram de 1,00% a 2,00% para 0,35% a 0,60%.
Para mais informações, os moradores podem consultar a cartilha online disponível no site da Prefeitura, com explicações detalhadas sobre a nova forma de cálculo do tributo.