Restituição do IR: consulta ao lote residual já está disponível

Pagamentos serão realizados no dia 30 de outubro; 6º lote de restituição é referente às declarações entregues fora do prazo que caíram na malha fina

, em Uberlândia

-

A Receita Federal liberou, na manhã desta sexta-feira (24), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda 2025 do mês de outubro de 2025. Os pagamentos serão realizados no dia 31 de outubro, somando R$ 602,9 milhões distribuídos a 248.894 contribuintes em todo o país.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Restituição do IR, Imposto de Renda 2025
Consulta ao 6º lote da restituição do Imposto de Renda 2025 está disponível no site da Receita Federal – Crédito: Juan Madeira/Paranaíba Mais

Este é o 6º lote e contempla declarações entregues fora do prazo ou que tiveram pendências corrigidas após caírem na malha fina, além de restituições residuais de exercícios anteriores.

A restituição do imposto para os contribuintes fora da malha fina terminou no dia 30 de setembro, no 5º lote.

Como consultar a restituição do IR

  • A consulta pode ser feita no site da Receita Federal;
  • O contribuinte deve acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”;
  • O sistema oferece uma consulta simplificada ou completa, por meio do extrato de processamento disponível no e-CAC.

Caso identifique alguma pendência, o contribuinte pode retificar a declaração para corrigir informações incorretas. O valor da restituição será depositado na conta bancária informada na declaração ou via PIX, pelo Banco do Brasil.

Quem não resgatar o valor em até um ano deverá solicitar novamente o pagamento pelo Portal e-CAC, no menu “Declarações e Demonstrativos – Meu Imposto de Renda – Solicitar Restituição não resgatada na rede bancária.

×

Leia Mais

Prioridades no pagamento

Do total liberado, R$ 349,3 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. A divisão é a seguinte:

  • 6.627 restituições para idosos acima de 80 anos;
  • 36.714 para contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 5.040 para pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  • 10.871 para contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.

Além disso, 158.775 restituições foram destinadas a contribuintes que, mesmo sem prioridade legal, usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via PIX. Outras 30.867 restituições contemplam contribuintes não prioritários.

Neste ano, o prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda foi de 17 de março a 30 de maio, e o sistema da Receita recebeu 43,3 milhões de documentos em todo o país.