Restituição do IR 2025: consulta ao quarto lote já está disponível

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões a partir do dia 29 de agosto, diretamente na conta ou chave PIX indicada na declaração

, em Uberlândia

A Receita Federal libera nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025. Cerca de 1,9 milhão de contribuintes terão direito a receber R$ 2,92 bilhões, incluindo restituições residuais de anos anteriores. O pagamento será efetuado no dia 29 de agosto, diretamente na conta ou chave PIX indicada na declaração, e pode ser acompanhado pelo site ou aplicativo da Receita.

Um celular e um computador abertos na tela da página do Imposto de Renda // Receita libera consulta ao 4º lote de restituição do IR 2025
A consulta ao quarto lote da restituição do IR 2025 será liberada nesta sexta (22)- Crédito: Freepik/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Do total de beneficiados, 1.454.509 contribuintes sem prioridade receberão a maior parte dos valores, enquanto 312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo PIX terão prioridade especial. Também estão contemplados 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos, 22.841 do magistério, 13.515 acima de 80 anos e 7.821 com deficiência física, mental ou doença grave.

O procedimento para consultar a restituição é simples, basta acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”, ou utilizar o aplicativo oficial Meu Imposto de Renda.

×

Leia Mais

Para aqueles que não forem contemplados neste lote, é possível verificar pendências no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para aguardar os próximos lotes da malha fina.

Em casos de depósito não efetuado devido a conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, podendo ser transferidos para qualquer conta em nome do contribuinte. Após esse prazo, o cidadão deverá solicitar a restituição não resgatada diretamente pelo Portal e-CAC.