Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2025
Mais de 6,5 milhões de contribuintes terão acesso a R$ 11 bilhões; pagamentos ocorrem no fim do mês
A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Serão pagos R$ 11 bilhões a 6.545.322 contribuintes. Este é o maior lote já registrado tanto em número de beneficiados quanto em valor total.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Neste lote, somente contribuintes com prioridade terão direito ao crédito. Isso inclui pessoas com mais de 60 anos, professores, pessoas com deficiência, e aqueles que usaram a declaração pré-preenchida combinada com a opção de receber por PX — modalidade que passou a ter prioridade neste ano, mesmo sem previsão legal.
A distribuição é a seguinte:
- 4.764.634 usaram pré-preenchida e PIX;
- 1.044.585 têm entre 60 e 79 anos;
- 496.650 têm o magistério como principal fonte de renda;
- 148.090 têm mais de 80 anos;
- 91.363 têm deficiência ou doença grave.
A consulta pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da Receita para celulares e tablets. O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave PIX (tipo CPF), informada na declaração. Caso o crédito não ocorra, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Leia Mais
Se o contribuinte não for incluído neste lote, é possível verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar se regularizar antes dos próximos pagamentos.
Caso a restituição não seja resgatada no prazo de um ano, será necessário solicitar novamente o valor pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.