Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda 2025

Mais de 6,5 milhões de contribuintes terão acesso a R$ 11 bilhões; pagamentos ocorrem no fim do mês

, em Uberlândia

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Serão pagos R$ 11 bilhões a 6.545.322 contribuintes. Este é o maior lote já registrado tanto em número de beneficiados quanto em valor total.

declaração do IR em Uberlândia
Segundo lote da restituição do Imposto de Renda contempla apenas contribuintes com prioridade legal ou por critérios adotados neste ano – Crédito: Freepik

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Neste lote, somente contribuintes com prioridade terão direito ao crédito. Isso inclui pessoas com mais de 60 anos, professores, pessoas com deficiência, e aqueles que usaram a declaração pré-preenchida combinada com a opção de receber por PX — modalidade que passou a ter prioridade neste ano, mesmo sem previsão legal.

A distribuição é a seguinte:

  • 4.764.634 usaram pré-preenchida e PIX;
  • 1.044.585 têm entre 60 e 79 anos;
  • 496.650 têm o magistério como principal fonte de renda;
  • 148.090 têm mais de 80 anos;
  • 91.363 têm deficiência ou doença grave.

A consulta pode ser feita pela internet, no site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da Receita para celulares e tablets. O pagamento será realizado no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária ou chave PIX (tipo CPF), informada na declaração. Caso o crédito não ocorra, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

×

Leia Mais

Se o contribuinte não for incluído neste lote, é possível verificar pendências no e-CAC e, se necessário, enviar uma declaração retificadora para tentar se regularizar antes dos próximos pagamentos.

Caso a restituição não seja resgatada no prazo de um ano, será necessário solicitar novamente o valor pelo Portal e-CAC, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.