ELEIÇÕES 2026 Resultado Final Confira os números finais da eleição presidencial VER RESULTADOS

Receita libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

Pagamento da restituição será feito no dia 30 de abril para contribuintes que regularizaram pendências

, em Uberlândia

-

Google News

Contribuintes que tiveram a declaração do Imposto de Renda retida em malha fina e conseguiram resolver as pendências com a Receita Federal poderão consultar, a partir das 10h de quarta-feira (23), se estão no lote de restituições do mês de abril. A liberação da consulta inclui também valores residuais de exercícios anteriores.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda” – Crédito: Agência Brasil

Serão contempladas 279.557 pessoas, com a liberação de R$ 339,63 milhões. Deste total, cerca de R$ 180 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal ou preferencial definida por critérios da Receita.

Entre os beneficiados, 204.798 declarantes informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida — duas opções que, desde o ano passado, garantem preferência no recebimento.

Também terão prioridade 25.283 pessoas entre 60 e 79 anos, 9.502 cujo principal rendimento vem da atividade de magistério, 4.284 idosos com mais de 80 anos e 3.820 pessoas com deficiência ou com alguma doença grave.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Outros 31.813 contribuintes que não se enquadram em nenhuma das faixas preferenciais também receberão a restituição neste lote.

A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da instituição disponível para dispositivos móveis. O crédito será feito em 30 de abril, na conta informada na declaração ou na chave Pix cadastrada com o CPF.

Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o status da declaração e, se necessário, enviar uma versão retificadora para ser incluído em lotes futuros.

×

Leia Mais

Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, devido a dados bancários incorretos ou conta desativada, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o agendamento do crédito pode ser feito via Portal BB ou pelos telefones da central de atendimento do banco.

Se o contribuinte não retirar a quantia dentro desse prazo, será necessário solicitar o valor novamente no e-CAC, na área destinada à restituição não resgatada na rede bancária.