Receita libera consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda
Pagamento da restituição será feito no dia 30 de abril para contribuintes que regularizaram pendências
-
Contribuintes que tiveram a declaração do Imposto de Renda retida em malha fina e conseguiram resolver as pendências com a Receita Federal poderão consultar, a partir das 10h de quarta-feira (23), se estão no lote de restituições do mês de abril. A liberação da consulta inclui também valores residuais de exercícios anteriores.

Serão contempladas 279.557 pessoas, com a liberação de R$ 339,63 milhões. Deste total, cerca de R$ 180 milhões serão pagos a contribuintes com prioridade legal ou preferencial definida por critérios da Receita.
Entre os beneficiados, 204.798 declarantes informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida — duas opções que, desde o ano passado, garantem preferência no recebimento.
Também terão prioridade 25.283 pessoas entre 60 e 79 anos, 9.502 cujo principal rendimento vem da atividade de magistério, 4.284 idosos com mais de 80 anos e 3.820 pessoas com deficiência ou com alguma doença grave.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Outros 31.813 contribuintes que não se enquadram em nenhuma das faixas preferenciais também receberão a restituição neste lote.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, acessando a seção “Meu Imposto de Renda”, ou pelo aplicativo da instituição disponível para dispositivos móveis. O crédito será feito em 30 de abril, na conta informada na declaração ou na chave Pix cadastrada com o CPF.
Quem não estiver na lista deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o status da declaração e, se necessário, enviar uma versão retificadora para ser incluído em lotes futuros.
Leia Mais
Caso o depósito não seja realizado, por exemplo, devido a dados bancários incorretos ou conta desativada, o valor poderá ser resgatado por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o agendamento do crédito pode ser feito via Portal BB ou pelos telefones da central de atendimento do banco.
Se o contribuinte não retirar a quantia dentro desse prazo, será necessário solicitar o valor novamente no e-CAC, na área destinada à restituição não resgatada na rede bancária.