Receita libera consulta ao 3º lote da restituição do IR na próxima semana
Pagamentos serão feitos em 31 de julho; veja quem tem prioridade no recebimento e como consultar
-
A Receita Federal libera na próxima quinta-feira (24) a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025. Os pagamentos serão efetuados no dia 31 de julho, diretamente na conta ou chave PIX informada na declaração. Até lá, contribuintes podem checar se foram contemplados acessando o site oficial do órgão, informando CPF, data de nascimento e o ano do exercício (veja link abaixo).
Este é o terceiro dos cinco lotes previstos no cronograma de restituição deste ano. Os dois primeiros foram pagos em 30 de maio e 30 de junho, respectivamente. Depois do lote de julho, os próximos pagamentos estão programados para 29 de agosto e 30 de setembro. Nos dois primeiros lotes 190.472 contribuintes receberam a restituição na Delegacia da Receita Federal em Uberlândia, que abrange 83 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Quem recebe primeiro
A ordem de liberação da restituição do IR segue critérios de prioridade definidos em lei. Têm preferência:
-
Idosos com 80 anos ou mais;
-
Pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou doença grave;
-
Contribuintes cujo principal rendimento é do magistério;
-
Quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou por restituição via PIX.
Em caso de empate, o fator decisivo é a data de envio da declaração; quanto mais cedo foi enviada, maior a chance de estar entre os primeiros a receber.
MAIS! Isenção do IR até R$ 5 mil é aprovada na Câmara com apoio unânime
Leia Mais
Como saber se o pagamento será feito?
A consulta é simples e pode ser feita no site da Receita Federal. Se o status for “em fila de restituição”, isso indica que não há pendências e o valor será liberado nos próximos lotes.
A restituição é depositada automaticamente na conta bancária ou na chave PIX indicada pelo contribuinte. Caso o valor não seja creditado, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada, o contribuinte poderá solicitar o resgate diretamente no Banco do Brasil.
Números regionais
No âmbito da Delegacia da Receita Federal em Uberlândia, que abrange 83 municípios do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte do Noroeste de Minas, no primeiro lote foram incluídos 91.447 contribuintes, e no segundo lote, 99.025. Ainda não há informações sobre os demais lotes da restituição do IR.