Pix agendado já pode ser feito e Pix por aproximação começa na próxima semana

Com as novidades, empresas e consumidores poderão programar pagamentos automáticos

, em Uberlândia

A partir desta segunda-feira (28), as instituições financeiras passaram a ser obrigadas a oferecer o serviço de Pix Agendado Recorrente. Outro novidade é que, na próxima semana, deve ser liberada a opção de pagar com Pix por aproximação.

As mudanças já estavam previstas e foram anunciadas pelo Banco Central (BC), entidade máxima que regula o sistema financeiro brasileiro e gerencia a plataforma de pagamentos instantâneos.

Segundo o órgão, o Pix agendado será oferecido para contas que tem datas e valores fixos. A medida procura facilitar a vida dos usuários, permitindo maior controle e automação das finanças pessoais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

A opção já existia mas era opcional para as instituições bancárias. Para utilizar o PIX Agendado Recorrente, o usuário precisa fornecer as informações de pagamento no momento do cadastro da recorrência.

Agendamento recorrente e novas regras de segurança buscam facilitar a vida dos usuários - Crédito: Freepick
Agendamento recorrente e Pix por aproximação buscam facilitar a vida dos usuários – Crédito: Freepick

LEIA MAIS:

Pix por apromixação

Além dessa novidade, o Banco Central também irá implementar, nesta sexta-feira (1), uma série de atualizações no sistema do PIX para aprimorar a segurança das transações.

Nesta terça (29),  o presidente da entidade monetária, Roberto Campos Neto, anunciou durante evento internacional a antecipação do lançamento do Pix por aproximação, que ocorrerá a partir da próxima semana. Antes, a previsão do serviço era para fevereiro de 2025.

O Pix por aproximação permitirá o pagamento instantâneo de uma compra direto nas carteiras digitais dos clientes, as chamadas wallets, sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco.

Para isso, o cliente poderá escolher a instituição, cadastrar a conta na carteira digital de preferência e salvá-la para efetuar o pagamento presencial com o Pix por aproximação, como já é feito com cartões de crédito e débito, quando têm o dispositivo contactless.

Pix por aproximação estava previsto para fevereiro de 2025
Pix por aproximação estava previsto para fevereiro de 2025 – Foto: TV Paranaíba/Reprodução

Outras novidades

Além disso, outra mudança no sistema é o limite de R$ 200 para transferências realizadas de aparelhos novos, como celulares e computadores. Esse limite é temporário e faz parte de uma medida preventiva. Para casos de alteração de dispositivo, o limite diário será de até R$ 1.000.

Essas novas regras de segurança se aplicam a dispositivos que ainda não foram utilizados para operações via PIX, com o objetivo de minimizar riscos de fraude.

O Banco Central também determinou que as instituições financeiras aprimorem suas práticas de gerenciamento de risco para identificar transações atípicas ou incompatíveis com o perfil do cliente.