Parceria SIAU e Rede Valorize: “Nosso propósito é cuidar de quem cuida de nós”, diz Paulo Romes
Sindicato da Indústria da Alimentação (SIAU) e Rede Valorize fecham acordo para valorizar trabalhadores e fortalecer o setor no Triângulo Mineiro
Em um momento definido como um “divisor de águas”, o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Uberlândia (SIAU) oficializou sua parceria com a Rede Valorize, visando fortalecer o setor através da valorização de seus colaboradores.
Em entrevista ao Paranaíba Mais, Paulo Romes, presidente do SIAU, destacou que o papel do sindicato vai além da representação institucional, focando no cuidado e desenvolvimento das pessoas que movem o setor.
“A indústria não acontece sem o seu colaborador. E, nesse caso aqui, o nosso propósito, nosso objetivo é cuidar de quem cuida de nós”, afirmou.
Assista a entrevista completa aqui:
Mais que representação: o cuidado como pilar
Ligado ao sistema FIEMG, o SIAU tem como propósito principal representar os interesses da classe empresarial, mas também, e com igual importância, cuidar daqueles que fazem a indústria acontecer. Para Paulo Romes, essa não é uma frase de efeito, mas uma verdade fundamental. É com essa filosofia que a parceria com a Rede Valorize foi firmada, como uma ferramenta para valorizar quem gira a roda da economia.
Uma solução estratégica para a pequena indústria
O presidente do SIAU ressaltou que a maioria das indústrias do sindicato é de pequeno porte, o que gera uma dificuldade em oferecer benefícios robustos e competir no dinâmico mercado de atração de mão de obra. A parceria surge como uma solução para este desafio.
“Essa é uma oportunidade, um acesso que essa indústria vai ter e vai possibilitar tanto para o funcionário quanto para a família, benefícios através do convênio que nós estamos levando”, explicou Paulo Romes.
A iniciativa visa facilitar a vida da indústria, permitindo que ela ofereça vantagens que sejam de fato compreendidas e valorizadas por sua equipe.
Tranquilidade e Segurança: o foco da parceria
Questionado sobre o impacto do cartão Rede Valorize na vida do colaborador, Paulo Romes enfatizou duas palavras: tranquilidade e segurança. “Quando você pergunta para um chefe de família ou para uma chefe de família, talvez a coisa mais importante para ela é levar para a família dela (…) tranquilidade e segurança”.
Segundo ele, o convênio com a Rede Valorize tem a capacidade de oferecer exatamente isso, assistindo as famílias nos momentos de maior dificuldade. Os benefícios incluem sorteios semanais, seguro de vida, seguro funeral e convênios com diversas empresas, como a Cicllos.

Um “divisor de águas” para atração e permanência de talentos
Com uma visão de futuro, Paulo Romes acredita que o principal papel do sindicato agora é levar os benefícios da parceria ao máximo de indústrias e pessoas possível. Ele aponta que um dos maiores ganhos para as empresas será a atração e, principalmente, a permanência da mão de obra.
“Porque o funcionário, quando ele está satisfeito, ele está feliz, ele está seguro, ele está atendido, ele permanece na empresa por mais tempo, em busca dessa segurança”, destacou.
Além disso, a parceria fomenta o comércio local, pois os convênios geram benefícios tanto para as empresas quanto para os colaboradores, que podem comprar de forma mais acessível.
Uma mensagem para a indústria e seus colaboradores
Ao final da entrevista, Paulo Romes deixou uma mensagem direta para os empresários e seus funcionários, ressaltando que o sucesso da parceria depende do engajamento de todos. Ele convidou os industriais a apresentarem o programa de forma interativa e os colaboradores a usufruírem de todas as vantagens oferecidas.
“Venha fazer parte da Rede Valorize”, concluiu Mônica, endossando o conselho do presidente do SIAU. A parceria, que se espera ser longeva, marca uma nova fase para a indústria de alimentos de Uberlândia, onde cuidar das pessoas é o melhor caminho para o sucesso.