Para driblar redução no orçamento, UFU adota uso compartilhado de veículos e porteiros acumulam funções

Entre as ações estão a redução no valor de 25% a 30% de 22 contratos que a instituição possui com prestadores de serviços terceirizados

, em Uberlândia

-

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem adotado medidas para enfrentar as dificuldades com a redução do orçamento de 2025, anunciado no último dia 28 de março aliado ao déficit de R$ 27 milhões. Dentre as ações estão a redução no valor de 25% a 30% de 22 contratos que a instituição possui com prestadores de serviços terceirizados. Também,  desde o início do ano, a UFU já vem adotando algumas mudanças neste sentido, como o uso compartilhado de veículos pela gestão superior. Outra medida é designar que os porteiros sejam os responsáveis pela abertura e fechamento dos auditórios, ação que libera os vigilantes para se concentrarem nas atividades de segurança.

Redução do Orçamento
Cortes no orçamento federal para universidades obriga UFU a reduzir 30% nos valores dos contratos – Crédito: Dirco/UFU/Divulgação

De acordo com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Vinícius Fávaro, em entrevista ao portal Paranaíba Mais, para adequar o orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 e o déficit de R$ 27 milhões, será necessário reduzir os valores de 22 contratos. “Estes contratos são de naturezas variadas, por exemplo, materiais de limpeza, limpeza de setores, manutenções e instalações de equipamentos, outros insumos utilizados na instituição, contrato de frota de veículos e motoristas,  auxiliares administrativos, etc”, citou.

Vigilância e Limpeza

Em relação ao setor de vigilância na universidade, o pró-reitor destacou que o contrato de vigilância não foi afetado nesta redução. “Este contrato, nos últimos meses da gestão anterior da UFU, foi encerrado e foi refeito um contrato com a mesma empresa que já prestava o serviço de vigilância e portarias. Naquele momento foram feitos ajustes no contrato e por isso ele foi preservado na redução feita pela gestão atual”, afirma.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Fávaro disse que em relação ao serviço de limpeza houve redução linear em todos os setores, mas não especificou quais são estes locais, no entanto informou que em ambientes de maior circulação de pessoas e necessidades específicas, como  por exemplo,  blocos de salas de aulas, banheiros e laboratórios, tiveram a limpeza priorizada.

O pró-reitor acrescentou ainda que em relação às atividades administrativas realizadas por funcionários terceirizados, “a redução de postos de trabalho que está sendo feita é em torno de 25 a 30%. São diversos cargos com salários distintos”.

Redução distribuída

Fávaro explicou também que não houve setores específicos que foram mais afetados e que a redução foi distribuída na universidade toda para não comprometer o funcionamento geral, a fim de garantir o funcionamento de todos eles de maneira adequada e sem prejuízos quanto aos horários de funcionamento.  Em relação a deslocamentos o pró-reitor esclareceu que a redução de custos também se faz necessária, todavia, as atividades curriculares que utilizam veículos e o transporte intercampi seguem garantidos.

×

Leia Mais

Por fim, o pró-reitor lembrou que “a Universidade já vem sofrendo com estas reduções no orçamento há 10 anos e sempre seguiu prestando seus serviços com qualidade. Além disso, diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão possuem recursos específicos de agências de fomento, empresas ou outras entidades que garantem sua realização com a qualidade que a UFU sempre assegurou e prestou”.