O preço da carne foi um dos maiores responsáveis pelo aumento da inflação em Uberlândia no mês de novembro

Depois de um ano e meio de queda, o preço da carne começaram a subir novamente

, em Uberlândia

De acordo com o Boletim do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), produzido pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), ligado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), o Índice de Preços ao Consumidor aponta inflação de 0,16% em Uberlândia no mês de novembro. Com isso, a inflação acumulada no ano chega a 3,46%.

Aumento no preço da carne
Preço da carne puxa inflação em novembro – Crédito: Freepik

Os grupos que apresentaram maiores altas nos preços foram alimentação e bebidas, com uma variação de 2,05%, impactado pelo crescimento de 9,59% no preço da carne em comparação a outubro.

Aumento do preço da carne
CEPES, Pesquisa Mensal de Preços, 2023-2024. Elaboração CEPES/IERI/UFU

O valor da Cesta Básica de Alimentos (CBA) também subiu em novembro deste ano, apresentando uma alta de 4,75% em comparação ao mês anterior, custando R$ 683,76 – um aumento de R$ 30,98.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Sete itens registraram aumentos nos preços: feijão, tomate, carne, pão, óleo, margarina e café; e outros seis tiveram quedas: arroz, farinha de trigo, batata, açúcar, banana e leite. Os produtos com maiores variações registradas foram tomate, óleo de soja e carne, com 7,33%, enquanto as reduções registradas foram para farinha de trigo, açúcar e banana.

Leia mais:

 

O vestuário também contribuiu com a inflação de novembro. Impulsionada por calçados e acessórios, a alta foi de 0,51%, o que representa um encarecimento de 2,39%. Transportes e Saúde e Cuidados Pessoais também apresentaram aumento.