Nova Rota Sertaneja: concessão de 530 km promete modernizar ligação entre Goiás e Minas

Concessão da BR-153 e BR-262 vai ligar Hidrolândia (GO) a Comendador Gomes (MG) e prevê duplicações, faixas adicionais, passagens de fauna e melhorias estruturais em toda a malha viária

, em Uberlândia

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O grupo Way Concessões, em parceria com Kinea Investimentos, venceu o leilão da Rota Sertaneja, lote que abrange as rodovias BR-153 e BR-262, interligando os estados de Goiás e Minas Gerais. O consórcio apresentou o maior desconto na tarifa de pedágio (24,8%), superando concorrentes nacionais e internacionais, e firmou um contrato de 30 anos com previsão de R$ 10 bilhões em investimentos.

O projeto engloba 530,6 quilômetros de extensão, conectando Hidrolândia (GO) a Comendador Gomes (MG), e prevê duplicações, faixas adicionais, passagens de fauna e melhorias estruturais em toda a malha viária. A concessão, promovida pelo Ministério dos Transportes vai modernizar a infraestrutura logística e facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial dos dois estados.

Mapa da Rota Sertaneja mostra trecho das rodovias BR-153 e BR-262 entre Goiás e Minas Gerais, administrado pela Way Concessões.
Mapa mostra o traçado da Rota Sertaneja, que liga Goiás a Minas Gerais pelas rodovias BR-153 e BR-262 – Crédito: Divulgação/Agencia Brasil

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Investimento bilionário e geração de 80 mil empregos

De acordo com a Way Concessões, os R$ 10 bilhões previstos serão divididos entre R$ 5,66 bilhões em obras e, R$ 4,16 bilhões em operações e manutenção, ao longo dos 30 anos de contrato. O investimento deve gerar mais de 80 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, movimentando a economia local e regional.

O novo trecho da Rota Sertaneja contará com serviços de socorro médico e mecânico 24h, pontos de parada e descanso para caminhoneiros, além de sistemas inteligentes de monitoramento de tráfego. O modelo de pedágio será o “free flow”, que permite a cobrança eletrônica sem praças físicas, agilizando o trânsito e reduzindo congestionamentos.

Modernização de rodovias e fortalecimento da integração regional

A duplicação dos principais trechos será concentrada em Minas Gerais, especialmente entre Uberaba, Fronteira e Comendador Gomes, com parte das obras também em Itumbiara e Piracanjuba (GO). Segundo o grupo, as intervenções vão aumentar a segurança viária, reduzir acidentes e melhorar a logística do agronegócio, setor fortemente dependente do transporte rodoviário.

“Nosso compromisso é transformar as estradas da Rota Sertaneja em um corredor moderno, seguro e eficiente, promovendo desenvolvimento e integração entre Goiás e Minas”, destacou o Grupo Way Brasil em nota.

Leilão da Rota Sertaneja na B3, em São Paulo, definiu a Way Concessões e a Kinea como vencedoras do projeto de R$ 10 bilhões em rodovias de MG e GO.
Leilão da Rota Sertaneja, realizado na B3 em São Paulo, consagrou a Way Concessões e a Kinea como vencedoras do lote – Crédito: Divulgação/Ministério dos Transportes

A iniciativa integra o novo ciclo de concessões do Governo Federal, conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e com estudos elaborados pela Infra S.A.

Experiência no setor e histórico de bons resultados

A Way Concessões já administra outras importantes rodovias brasileiras, como a Way-262, conhecida como Rota do Zebu, entre Betim e Uberaba. Com a Rota Sertaneja, o grupo amplia sua presença estratégica em Minas e Goiás, reforçando sua atuação em infraestrutura e mobilidade.

A Kinea Investimentos, parceira da Way, é uma das maiores gestoras de investimento da América Latina, com R$ 132 bilhões sob gestão e uma equipe de mais de 200 especialistas.