Natal 2025: comércio antecipa preparativos e consumidores já planejam compras

De acordo com a CDL, os uberlandenses iniciam as compras de Natal para aproveitar a Black Friday com a primeira parcela do 13º salário

, em Uberlândia

Faltando dois meses para o Natal, o comércio de Uberlândia já começa a entrar no clima festivo. Enquanto as prateleiras ainda exibem abóboras e fantasias de Halloween, o vermelho, o dourado e tons pastéis já brilham nas vitrines. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), muitos uberlandenses têm antecipado as compras de Natal para aproveitar a Black Friday, utilizando a primeira parcela do 13º salário.

Comércio de Uberlândia se antecipa para o Natal com expectativas de crescimento nas vendas
Comércio de Uberlândia se antecipa para o Natal com expectativas de crescimento nas vendas – Crédito: TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

No centro da cidade, as lojas especializadas em artigos natalinos ainda mantém algumas árvores encaixotadas, mas já exibe uma variedade de produtos para os consumidores. A gerente Indiana Marcelino conta que a a expectativa é crescer até 30% nas vendas neste período.

Estratégia dos varejistas para o Natal 2025

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os brasileiros costumam antecipar as compras de Natal, principalmente a partir da última sexta-feira de novembro, aproveitando os descontos da Black Friday e a primeira parcela do 13º salário. Diferente dos Estados Unidos, onde a Black Friday serve para desovar estoques, no Brasil a estratégia tem sido reservar a data para iniciar o consumo natalino, deixando apenas pequenas lembranças para dezembro.

Neste ano, os varejistas planejam investir menos em propaganda na Black Friday e concentrar esforços nas vendas de Natal, quando os descontos são menores, garantindo maior margem de lucro. A expectativa é que a combinação de produtos variados, promoções estratégicas e antecipação do consumo aqueça o comércio local, movimentando significativamente a economia da cidade.

Independentemente da divisão de pesos entre Black Friday e Natal, os varejistas em geral esperam um fim de ano animador, diz Daniel Sakamoto, gerente executivo da CNDL, “Há muitas compras que foram represadas ao longo do ano, tendo em vista o clima de incertezas, mas a tendência é que o consumidor aproveite o último trimestre em busca de promoções.”

×

Leia Mais

Lojistas investem em tendências

A decoradora Natália Braga comenta sobre as tendências do setor. “Cada ano traz novidades diferentes. Neste 2025 o maximalismo, com bolas maiores, tem se destacado, e hoje há padronização nas cores, como árvores totalmente douradas ou vermelhas. Temos desde árvores de 60 cm até 3 metros.”

Fernanda Ferreira, moradora da cidade, já foi com o filho Miguel escolher enfeites para a árvore de Natal. “Nesse ano eu decidi antecipar porque todo ano monto a árvore depois de novembro e sempre fico sem itens. Neste ano resolvi ir mais cedo”, explica. A decoração em tons pasteis foi planejada, refletindo a preocupação de muitos consumidores em garantir os produtos desejados.

O aquecimento do comércio neste período é estratégico para lojistas, que buscam aproveitar a alta demanda e maximizar vendas. Com a preparação antecipada e consumidores planejando seus gastos, a economia local tende a sentir um impulso positivo, refletindo tanto em vendas físicas quanto online.