Minas Gerais vive boom empreendedor e ultrapassa 41 mil novas empresas em 2025
Estado registra alta de 27% na abertura de negócios entre janeiro e abril; setor de serviços lidera crescimento e interior se destaca
-
Minas Gerais está vivenciando um dos melhores inícios de ano no que diz respeito ao empreendedorismo. De janeiro a abril de 2025, o estado já contabiliza 41.355 novas empresas formalizadas, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). O número representa um salto de 27,38% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram abertas 32.465 empresas.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O avanço significativo reforça a confiança dos mineiros no ambiente de negócios e nas medidas de desburocratização e incentivo ao empreendedorismo adotadas pelo governo estadual. Apenas em abril, foram registrados 9.312 novos empreendimentos, número superior ao mesmo mês do ano anterior.
“O aumento expressivo na abertura de empresas demonstra que estamos no caminho certo. Minas tem se consolidado como um território fértil para empreendedores de todos os portes”, afirmou Mila Corrêa da Costa, secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico.
A presidente da Jucemg, Patrícia Vinte Di Iório, reforça que a missão é tornar o processo de formalização cada vez mais acessível: “Cada empresa criada é um sinal de esperança. Nosso objetivo é simplificar e acelerar o caminho do empreendedor”.
MAIS! INSS: Aposentados e pensionistas receberão aviso de descontos e poderão contestar erros
Interior de Minas Gerais impulsiona crescimento
O movimento de abertura de empresas em Minas Gerais não se limita à capital. Regiões do interior apresentaram crescimento expressivo. A Zona da Mata lidera o ranking com um salto de 60,03% nas formalizações em relação a 2024, seguida por Jequitinhonha/Mucuri (42,68%) e Norte de Minas (39,89%). Em abril, as regiões de Jequitinhonha/Mucuri, Norte de Minas e Triângulo foram os grandes destaques.
Setores em alta

Entre os setores que mais cresceram, o destaque vai para serviços, que registraram um avanço de 30,77%, com mais de 7 mil novos negócios. O comércio também teve bom desempenho, com aumento de 18,58%, seguido pela indústria, que subiu 18,08% no período.
Em abril, o setor de serviços foi novamente protagonista, com 6.855 novos empreendimentos, enquanto o comércio e a indústria contribuíram com 1.993 e 464 novas empresas, respectivamente.
Uberlândia entre as cidades que mais abriram empresas
No ranking municipal, Uberlândia aparece como a segunda cidade que mais criou novos negócios em 2025, com 2.318 empresas abertas entre janeiro e abril. Apenas em abril, foram 540 formalizações na cidade. O topo da lista é liderado por Belo Horizonte, com 11.133 novas empresas no ano.
Completam o ranking: Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Betim, Uberaba, Divinópolis, Governador Valadares e Patos de Minas.
Abertura em alta, mas número de fechamentos também cresce
Apesar do cenário otimista na criação de negócios em Minas Gerais, o relatório também aponta que 32.656 empresas foram encerradas até abril, o que representa um crescimento de 55,93% nas baixas em comparação ao mesmo período de 2024. Esse número não inclui os MEIs, cujos registros são feitos diretamente pelo portal federal.
Mesmo com o aumento no número de fechamentos, o saldo geral permanece positivo, o que reforça o bom momento da economia mineira no campo do empreendedorismo.