Mais de 480 mil aposentados pedem ressarcimento ao INSS por descontos indevidos
Beneficiários poderão conferir no aplicativo Meu INSS as associações que fizeram cobranças nos últimos cinco anos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu 480.660 pedidos de ressarcimento até às 16h desta quarta-feira (14), após liberar a ferramenta para aposentados e pensionistas informarem se autorizaram ou não descontos feitos por entidades associativas em seus benefícios.

De acordo com o órgão, 473.940 pessoas — o equivalente a 98,6% dos requerentes — afirmaram não reconhecer vínculo com as entidades que realizaram os abatimentos. Outros 6.720 beneficiários visualizaram os descontos, mas não concluíram o pedido de devolução.
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O sistema passou a receber notificações neste primeiro dia após o INSS disponibilizar, pelo aplicativo Meu INSS, a consulta aos descontos feitos nos últimos cinco anos. A medida ocorre após a operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), que revelou um esquema de fraudes envolvendo cobranças indevidas em aposentadorias e pensões.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, e o presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, que concederam entrevista coletiva nesta quarta, 41 entidades foram contestadas pelos beneficiários — ou seja, não foram reconhecidas como legítimas para efetuar descontos. O número corresponde à totalidade das associações atualmente cadastradas no sistema.
O INSS enviou um ofício para cada uma das entidades pedindo comprovação do vínculo com os segurados. O prazo estipulado para resposta é de 15 dias úteis. Caso as associações não consigam justificar os descontos, deverão realizar o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.