INSS: beneficiários tem até a próxima sexta (14) para contestar descontos indevidos
Aposentados e pensionistas podem contestar descontos indevidos através do site ou aplicativo Meu INSS; veja como fazer o processo
O prazo para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contestar os débitos é até a próxima sexta-feira (14). A contestação é o primeiro passo para garantir o ressarcimento dos valores pelo governo federal. Veja como fazer o pedido.
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Como contestar descontos indevidos
Os beneficiários podem contestar os valores descontados de três formas, por meio de canais oficiais do INSS. As opções são o aplicativo ou site Meu INSS, o telefone da Central 135 e nas agências dos Correios.
Veja como fazer a contestação através do aplicativo ou site:
- É necessário fazer login no site ou app, com o CPF e senha da plataforma Gov.br;
- Ao entrar no site ou app, o beneficiário deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- O cidadão deverá clicar em “Não autorizei o desconto”. Assim, o beneficiário registra a contestação, e a entidade associativa tem até 15 dias úteis para responder.
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Caso a entidade não apresente uma resposta sobre a contestação, o sistema do INSS abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.
A adesão é gratuita e não necessita de envio de documentos adicionais. Veja como aderir ao ressarcimento:
- No aplicativo ou site, o beneficiário deverá acessar o campo “Consultar Pedidos”. Em seguida, deve avançar para “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
- Então, deve rolar a tela do celular ou notebook até o último comentário e, no campo “Aceito receber”, selecionar “Sim”;
- Por fim, deve enviar a aceitação do acordo.