Imposto de Renda 2025: veja o calendário completo da restituição e quem recebe primeiro

Mais de 59 mil contribuintes já entregaram a declaração em Uberlândia; primeiro lote será pago em 30 de maio, último dia do prazo

, em Uberlândia

Mais de 59 mil contribuintes de Uberlândia já enviaram a declaração do Imposto de Renda 2025, segundo dados da Receita Federal. A expectativa é de que mais de 202 mil documentos sejam entregues na cidade até o encerramento do prazo, no dia 30 de maio, mesma data em que será pago o primeiro lote de restituição.

Neste ano, a devolução do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), referente ao ano-base de 2024, será feita em cinco lotes mensais, com pagamentos até setembro. O processo de restituição nada mais é do que o reembolso dos valores pagos a mais ao longo do ano pelo contribuinte, seja via retenção na fonte ou recolhimentos avulsos.

Aplicativo do Imposto de Renda
Aplicativo da Receita Federal permite preencher e enviar a declaração do Imposto de Renda diretamente pelo celular – Crédito: Paranaíba Mais

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025

  • 1º lote: 30 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

A restituição é depositada diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte ou por meio da chave Pix. Caso o crédito não seja realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Quem recebe primeiro?

A Receita Federal estabelece uma ordem de prioridade para os pagamentos. Veja quem tem preferência:

  1. Idosos com 80 anos ou mais;
  2. Idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave;
  3. Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  4. Quem usou a declaração pré-preenchida e optou por receber via Pix;
  5. Quem usou a declaração pré-preenchida ou optou por receber via Pix;
  6. Demais contribuintes.

Ou seja, usar a declaração pré-preenchida e optar pelo Pix pode aumentar suas chances de receber a restituição nos primeiros lotes.

Como consultar a restituição?

A consulta deve ser feita no site da Receita Federal. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a restituição”. Também é possível acompanhar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphones e tablets.

Se houver pendências, o contribuinte pode retificar a declaração corrigindo eventuais erros.

MAIS! Golpe do Imposto de Renda usa e-mail falso com alerta de “pendência fiscal grave”

E se o dinheiro não cair na conta?

Caso a restituição não seja creditada por problemas com a conta ou dados bancários, o valor poderá ser reagendado no Portal do Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado em até um ano, será preciso solicitar novamente pelo Portal e-CAC da Receita.

Evite a multa

Quem perder o prazo de envio da declaração estará sujeito a multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido. O prazo para envio começou em 17 de março e vai até 30 de maio.