Fraude INSS: atendimento presencial será feito nas agências dos Correios
Medida amplia o acesso para quem sofreu cobranças indevidas no contracheque; atendimentos começam no dia 30 em mais de 4,7 mil agências pelo país
-
A partir do dia 30 deste mês, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos não autorizados em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial diretamente nas agências dos Correios. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (22) pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante coletiva de imprensa.

A ação pretende facilitar a vida de quem enfrenta dificuldades para resolver o problema, especialmente diante da sobrecarga nas unidades físicas do INSS. Mais de 4,7 mil agências dos Correios, espalhadas em 76% dos municípios brasileiros, estarão preparadas para oferecer esse suporte.
Como será o atendimento?
Basta que o segurado compareça a uma agência dos Correios levando um documento de identidade com foto. No local, um atendente abrirá o sistema para verificar se há ou não descontos irregulares vinculados ao CPF do beneficiário. Caso haja, ele poderá decidir na hora se solicita o cancelamento e o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
O foco são principalmente descontos associados a entidades e associações que, muitas vezes, foram aplicados sem consentimento dos aposentados e pensionistas.
Por que as Agências dos Correios?
O uso da estrutura dos Correios surge como alternativa de suporta para as agências do INSS, que atualmente enfrentam longas filas e alta demanda. Desde 2021, os Correios já prestam serviços em nome do INSS, como emissão de extratos, consulta de benefícios e prova de vida, o que facilitou a ampliação desse novo serviço.
Leia Mais
Canais seguem ativos
Além do atendimento presencial, os canais já existentes continuam disponíveis para quem quiser resolver a situação:
-
Aplicativo e site Meu INSS
-
Central telefônica no número 135
O presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou que mais da metade dos nove milhões de segurados que foram notificados sobre descontos indevidos já consultaram sua situação pelos canais digitais. Quase dois milhões já solicitaram o ressarcimento até o momento.
Atenção aos golpes
O INSS reforça que nem o órgão nem os Correios entram em contato com os segurados por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail para tratar desse assunto. Toda consulta deve ser feita apenas pelos canais oficiais.
A iniciativa de levar o serviço aos Correios se soma a outras medidas adotadas para proteger aposentados e pensionistas contra práticas abusivas.
Nos últimos meses, o tema se tornou alvo de atenção de órgãos de defesa do consumidor e do próprio governo, que identificaram a prática recorrente de descontos indevidos ligados a supostas associações, muitas vezes sem qualquer vínculo real com o segurado.