Fim de uma tradição de 50 anos: Peixaria Pires não fará doação de pescados em 2025
Distribuição gratuita de peixes, que beneficiava mais de mil famílias em Uberlândia, será interrompida devido à mudança de gestão da peixaria
-
A população que estava acostumada a participar da tradicional distribuição gratuita de peixes na Sexta-Feira da Paixão, vai sentir falta da ação. Após cinco décadas de história, a Peixaria Pires não realizará a tão aguardada doação de peixes neste ano. Os antigos proprietários venderam a peixaria e os novos donos não vão realizar a doação dos pescados.
A doação gratuita de pescados era realizada anualmente no bairro Brasil e, em 2024, distribuiu cerca de 1,5 tonelada de peixes, beneficiando mais de mil famílias. Para garantir o alimento, moradores madrugavam em filas para retirar uma das senhas limitadas — o que virou uma verdadeira tradição para muitas famílias da cidade.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo Lucas Goethe, antigo proprietário da peixaria e um dos responsáveis direto pela ação, a decisão de interromper as doações neste ano não foi por vontade própria. “Foram mais de 50 anos em duas gestões diferentes. Acontece que nós vendemos a peixaria e os novos donos não tem interesse em continuar. É isso, não é porque a gente quer não, não estamos mais com a peixaria”, explicou.
Goethe disse ainda que há planos para retomar a atuação no setor de pescados num futuro próximo, e com ela, as ações sociais. “A gente vai voltar a mexer com pescados no próximo ano. Tem algumas barreiras contratuais ainda. Quando retomarmos as atividades, vamos sim manter as doações.”
MAIS! Para quem não vai viajar no feriadão, veja o que fazer em Uberlândia
O jornalismo da TV Paranaíba entrou em contato com a atual gestão da loja. A gerente Letícia Lopes Borges informou que o estabelecimento foi adquirido há três meses e que, neste ano, a tradicional distribuição não será realizada. No entanto, segundo ela, a equipe estuda formas de resgatar a tradição da Peixaria Pires nos próximos anos.