Feriado e o pagamento de contas: o que você precisa saber sobre vencimentos que caem no feriado

Entenda como funciona o pagamento de boletos em feriados

, em Uberlândia

-

Os feriados podem trazer desafios no pagamento de contas, mas é importante saber como as transações funcionam nessas datas. Apesar de os bancos estarem fechados durante os feriados, é possível efetuar o pagamento de boletos e contas, que serão compensados no primeiro dia útil subsequente.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Boletos bancários poderão ser pagos de forma imediata com o PIX
Nos feriados nacionais, o pagamento efetuado até o dia útil seguinte é considerado dentro do prazo, sem a cobrança de juros ou multa – Crédito: Bruno Peres/ Agência Brasil

Isso garante que os consumidores não precisem se preocupar com juros e multas, desde que o pagamento seja realizado até o vencimento no próximo dia útil.

Como funciona o pagamento em feriados

Nos feriados nacionais, o pagamento efetuado até o dia útil seguinte é considerado dentro do prazo, sem a cobrança de juros ou multa. É importante destacar que, se o pagamento não for feito até o primeiro dia útil seguinte, as taxas adicionais serão cobradas.

Além disso, não é necessário realizar o pagamento na mesma instituição bancária indicada no boleto. O pagamento pode ser feito em qualquer outro banco autorizado. Em caso de débito automático, a recomendação é garantir que haja saldo suficiente na conta no dia do vencimento para evitar problemas.

Cuidados e dicas

Se o pagamento não for feito dentro do prazo, os juros e as multas passam a ser aplicados a partir do primeiro dia útil seguinte ao feriado. No entanto, essa regra vale apenas para feriados nacionais. Nos casos de feriados estaduais ou municipais, a cobrança das contas ocorre normalmente.

×

Leia Mais

Para evitar contratempos, o ideal é programar os pagamentos com antecedência. Usar aplicativos bancários, que funcionam 24 horas por dia, também é uma boa prática para garantir que os boletos sejam pagos a tempo, mesmo durante feriados prolongados.

Dessa forma, mesmo em datas de descanso, você pode manter suas finanças em dia e evitar surpresas indesejadas com taxas extras.