Farmacêutica investe R$ 6,4 bi em expansão de fábrica em Montes Claros
Investimento visa aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis, como o GLP-1, destinados a pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves
Nesta segunda-feira (07), a farmacêutica Novo Nordisk, fabricante dos remédios Ozempic e Wegovy, anunciou investimentos de R$ 6,4 bilhões para expandir sua fábrica em Montes Claros, no norte de Minas Gerais. O objetivo é aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis, como o GLP-1, destinados a pessoas com obesidade, diabetes e outras doenças crônicas graves.

O investimento significativo busca ampliar a capacidade da unidade por meio da adição de novos processos de produção asséptica, um almoxarifado e um novo laboratório de controle de qualidade. Essa ação permitirá à companhia atender à demanda presente e futura por medicamentos desse tipo.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Em comunicado, Henrik Wulff, vice-presidente executivo de Química, Produção, Controle & Suprimento de Produtos da Novo Nordisk, declarou: “Com esta expansão da unidade de Montes Claros, fortalecemos nossa capacidade global de produção, o que nos permitirá atender tanto à demanda atual quanto à futura por medicamentos inovadores em todo o mundo”.
Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros, ressaltou: “Nosso compromisso inabalável com a inovação e a excelência no país se manifesta à medida que continuamos a investir nesta unidade de produção estratégica.”
As obras de construção já tiveram início, e o começo das operações está previsto para 2028. O investimento deve gerar 600 empregos permanentes após a conclusão das instalações. Durante a fase de construção, estima-se a criação de até 2.000 empregos temporários.
Atualmente, a fábrica da Novo Nordisk de Montes Claros, é a maior produtora de insulina da América Latina e uma das principais do mundo. Responsável por 25% da produção global do medicamento, a unidade abastece mais de 57 países, transformando o tratamento do diabetes em diversas regiões e consolidando Minas Gerais como referência mundial no setor.
Novo Nordisk
A empresa opera no Brasil desde 1990 e atualmente emprega mais de 2.000 pessoas, com escritório administrativo localizado em São Paulo e unidade de produção em Montes Claros.
A Novo Nordisk mantém unidades de produção estratégicas em diversos países, incluindo Dinamarca, EUA, França, Brasil, China e Bélgica. A companhia é responsável pela produção de quase metade da insulina utilizada mundialmente e de medicamentos GLP-1.
Leia Mais
A Novo Nordisk se configura como uma empresa global líder em saúde, fundada em 1923 na Dinamarca, com foco no combate a doenças crônicas graves. A empresa emprega cerca de 76.300 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em aproximadamente 170 países.