Em novembro, desemprego teve a menor taxa desde 2012

Dados do IBGE apontam 6,1% de desocupação no Brasil

, em Uberlândia

Desde o ano de 2012 o país não tinha uma taxa de desemprego tão baixa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números de desocupação no Brasil chegaram a 6,1%, com o recuo de 0,5 ponto percentual no trimestre encerrado em novembro.

Cai taxa de desemprego no Brasil
Cai taxa de desemprego no Brasil – Crédito: Freepik

A análise é em comparação ao período entre junho e agosto, quando a taxa ficou em 6,6% e caiu 1,4 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre de 2023, que foi de 7,5%.

O número de pessoas ocupadas alcançou 103,9 milhões, atingindo um novo recorde no país. Anteriormente, esse contingente havia registrado o menor valor da série histórica, com 82,6 milhões no trimestre encerrado em agosto de 2020. Desde então, houve um aumento de 25,8%, o que representa 21,3 milhões de pessoas a mais no mercado de trabalho.

Leia mais:

 

O ano de 2024 caminha para o registro de recordes na expansão do mercado de trabalho brasileiro, impulsionado pelo crescimento dos empregados formais e informais”, disse a coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE Adriana Beringuy, conforme publicação na Agência Brasil.

Ainda segundo a pesquisa, o crescimento na taxa de ocupação tem relação a quatro entre dez grupamentos de atividade investigados pela pesquisa. A área de construção subiu 3,6%, o que representa mais de 296 mil empregados no setor. Os serviços domésticos, com alta de 3%, empregou mais 174 mil pessoas.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Já a indústria subiu 2,4%, ou seja, mais 309 mil pessoas e o setor de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais avançou 1,2%, correspondente a 215 mil pessoas.

De acordo com o IBGE, tais atividades econômicas somou um ganho de 967 mil trabalhadores, no trimestre.