Descontos do INSS: atendimento começa nesta sexta em seis agências dos Correios

Beneficiários com dificuldades com os canais digitais poderão verificar descontos indevidos e solicitar reembolso

, em Uberlândia

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A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas vítimas dos descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), poderão ser atendidos presencialmente em agências dos Correios para reportar irregularidades e solicitar reembolso. São seis agencias dos Correios em Uberlândia que podem receber os segurados. E ainda terá atendimento em Patos de Minas, Ituiutaba e Uberaba.

Agências dos Correios passam a atender aposentados e pensionistas lesados por descontos irregulares no INSS
Agências dos Correios passam a atender aposentados e pensionistas lesados por descontos irregulares no INSS – Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O serviço ainda continua disponível na plataforma “Meu INSS”, via site ou aplicativo, através da aba “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, e no telefone 135. Por meio destes canais, é possível saber qual entidade realizou descontos, o valor cobrado e o período. 

Como vai funcionar o atendimento?

De acordo com o INSS, o atendimento presencial realizado nas agências dos Correios ocorrerá por meio de uma plataforma exclusiva, que não compartilha a base de dados dos benefícios previdenciários, assegurando a proteção e a confidencialidade das informações dos cidadãos.

Nas unidades dos Correios, os segurados terão a possibilidade de:

  • Consultar se houve descontos indevidos;
  • Requerer a contestação de cobranças não reconhecidas;
  • Confirmar autorizações já concedidas anteriormente;
  • Acompanhar o status de contestações em andamento;
  • Analisar e contestar documentos enviados por associações;
  • Obter orientações impressas sobre o uso dos canais digitais disponíveis;

O que é necessário levar para ser atendido?

Para ser atendido nas agências do Correio, basta levar um documento de identificação oficial. No caso em que o beneficiário não tenha condições de ir até a agência, o atendimento poderá ser feito por um representante legal, que tenha em mãos uma procuração devidamente autenticada. Nesse caso, poderá ser feito apenas à consulta, sem possibilidade de alterações no cadastro.

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Para quem o atendimento é direcionado?

Os principais meios de atendimento para aposentados e pensionistas seguem sendo o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Quem já fez a solicitação por esses canais não precisa comparecer aos Correios, e não há motivo para ir às agências logo no início do atendimento.

O atendimento presencial foi pensado especialmente para quem enfrenta dificuldades com o uso das plataformas digitais ou não consegue ligar para a Central 135. Atualmente, cerca de 98% dos atendimentos do INSS são feitos de forma remota. O público estimado para o atendimento presencial no Brasil é de aproximadamente dois milhões de segurados que costumam buscar as agências.

Quais agências estão prestando este serviço?

Em Uberlândia: 

  • AC Aparecida de Uberlândia – Av. Floriano Peixoto, 2095, N. Sra. Aparecida,
  • AC Brasil – Av. Floriano Peixoto, 3232, Brasil,
  • AC Center Shopping – Av. João Naves de Ávila, 1331, Loja 613, Santa Mônica
  • AC Martins – Rua Francisco Rodrigues Serralha, 236, Chácaras Tubalina e Quartel
  • AC Terminal Central – Av. João Pinheiro, 1154, Loja 55 e 56, Centro,
  • AC Uberlândia – Av. Getúlio Vargas, 299, Centro

Em Uberaba: 

  • AC Shopping Uberaba – Av. Santa Beatriz da Silva, 1501, Loja 221, São Benedito
  • AC Uberaba – Praça Dr. Henrique Kruger, 33, Térreo, Centro

Em Patos de Minas:

  • AC Patos de Minas – Rua José de Santana, 503, Centro

Em Ituiutaba: 

  • AC Ituiutaba – Avenida Nove, 670, Centro, Ituiutaba/MG
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Atenção aos golpes

O INSS alerta que não realiza contato com os segurados por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail para tratar de descontos. As consultas devem ser feitas apenas pelos canais oficiais. A oferta do serviço nos Correios faz parte de um conjunto de ações para proteger aposentados e pensionistas de práticas abusivas, como cobranças feitas por falsas associações, detectadas recentemente por órgãos de defesa do consumidor e pelo próprio governo.