Crédito do BDMG registra alta de 50% em financiamentos contratados por empresas de Uberlândia

Crédito do BDMG tem sido usado para ampliar negócios já existentes, ampliar capacidade de produção, investir em tecnologia, modernizar estruturas e financiar compra de equipamentos

, em Uberlândia

-

Uberlândia registrou um aumento expressivo na busca por crédito em 2025. De acordo com balanço do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a cidade teve crescimento de 50% na liberação de financiamentos em comparação ao ano anterior, somando R$ 122 milhões entre janeiro e outubro.

Agro puxa demanda por crédito no Triângulo, e liberações do BDMG disparam neste ano
Agronegócios puxa demanda por crédito no Triângulo Mineiro e liberações do BDMG disparam neste ano – Crédito: BDMG/Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Os recursos foram destinados a empresas de diferentes portes, do pequeno produtor ao grande grupo industrial e impulsionaram obras, compra de equipamentos e modernização de operações. Segundo o banco, a expectativa é de que esse ritmo de investimento continue nos próximos meses, já que o crédito do BDMG vem sendo usado especialmente para ampliação de capacidade produtiva.

Uberlândia segue forte no ritmo de expansão

Em Uberlândia, o dinheiro tem sido usado para ampliar negócios já existentes, ampliar capacidade de produção, investir em tecnologia, modernizar estruturas e financiar compra de equipamentos.

O agronegócio segue sendo o principal motor, acompanhando a tendência de todo o Triângulo Mineiro já que, de forma regional, o crédito para o setor do agronegócio cresceu cerca de 90% considerando o mesmo período.

Uberaba dobra em volume de crédito do BDMG

Em Uberada, o  BDMG liberou R$ 189 milhões para 160 empresas da cidade entre janeiro e outubro, o que representa um crescimento de 125% em relação ao ano passado.

O crédito também foi buscado tanto por indústrias de grande porte quanto por empreendedores de médio e pequeno porte na região. Parte desses recursos estão ligados a obras de ampliação, instalação de novas unidades fabris e compra de equipamentos estratégicos.

O que diz o banco

Para o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, o aumento dos financiamentos tem impacto direto no dia a dia das cidades. “Cada crédito liberado viabiliza uma iniciativa que movimenta a economia e gera mais oportunidades”, afirmou.

Ele cumpre agendas nesta semana em empresas em Uberlândia e Uberaba para acompanhar de perto projetos que avançaram graças às linhas de crédito do banco.

×

Leia Mais

Reflexo na economia regional

Entre os exemplos de empresas que cresceram com apoio do BDMG estão a Uby Agro — multinacional que está finalizando uma nova fábrica em Uberaba, prevista para entrar em operação ainda em dezembro —, a CCM Indústria, também de Uberaba, que produz fraldas descartáveis, recebeu financiamento do banco desde 2012 e hoje emprega mais de 700 pessoas na cidade, além do grupo liderado por João Rocheto, responsável por grande parte da batata utilizada pela Bem Brasil Alimentos, em Araxá,  empresa que também recebeu investimentos do BDMG desde sua implantação.

Com mais empresas investindo, novos postos de trabalho são criados, o fluxo de produção aumenta e, indiretamente, comércio e serviços também se fortalecem. Os dados mostram que Uberlândia e Uberaba seguem como grandes polos de desenvolvimento econômico do estado e que o crédito tem sido importante para que essa roda continue girando em 2025.