ELEIÇÕES 2026 Resultado Final Confira os números finais da eleição presidencial VER RESULTADOS

Contribuintes de Uberlândia já recebem taxa de coleta de lixo de 2025 na fatura de água

Cobrança pode ser paga em até 12 parcelas ou à vista; veja detalhes e critérios de isenção

, em Uberlândia

-

Google News

Os contribuintes com hidrômetros individuais em Uberlândia começaram a receber a taxa de coleta de lixo de 2025 junto à fatura de água e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A cobrança também inclui os serviços de coleta seletiva e convencional, essenciais para o município.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

taxa de coleta de lixo
Para apartamentos em condomínios verticais, casas de colônia e imóveis com saneamento suspenso, o boleto está sendo enviado pelos Correios para o imóvel correspondente à cobrança. Crédito: Freepik

Formas de pagamento

A taxa pode ser quitada em até 12 parcelas, com vencimento a partir de 31 de janeiro. Para quem preferir o pagamento à vista, a opção já está disponível na guia enviada pelos Correios ou na fatura do Dmae para os consumidores com hidrômetros individuais.

Aqueles que desejarem emitir a guia à vista podem fazê-lo a partir de 27 de janeiro, por meio:

  • Portal do Dmae: www.dmae.mg.gov.br
  • Zap da Prefeitura: (34) 3239-2800
  • Plataforma de Atendimento: Avenida Rondon Pacheco, 6400

Já os boletos de imóveis como apartamentos em condomínios verticais, casas de colônia e imóveis sem saneamento ativo são enviados diretamente pelos Correios.

MAIS! Gestão do lixo em Minas Gerais: mais da metade das cidades do Triângulo manejam os resíduos corretamente

Destino dos recursos

A taxa de coleta de lixo custeia o trabalho de coleta seletiva e convencional.
A taxa de coleta de lixo custeia o trabalho de coleta seletiva e convencional. Crédito: Freepik

Em 2024, a cidade enviou 6.589,8 toneladas de recicláveis para associações e cooperativas e destinou outras 235.819,3 toneladas de resíduos ao aterro sanitário.

Critérios de isenção

Os imóveis inscritos na Tarifa Social do Dmae, conforme a Lei Complementar nº 309/2003, e os que são isentos de IPTU seguem sem cobrança da taxa de lixo, conforme os critérios estabelecidos pela Lei Complementar nº 641/2018.

Fique atento aos prazos e condições para regularizar o pagamento da taxa de coleta de lixo e contribuir para a gestão eficiente dos resíduos em Uberlândia.