Confira dicas para evitar a malha fina do Imposto de Renda
Mais de 120 mil contribuintes ainda não entregaram a declaração do IR em Uberlândia
-
Faltando menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, a Receita Federal reforça a importância de atenção redobrada para evitar a malha fina. Em Uberlândia, cerca de 82 mil declarações já foram entregues. A expectativa é receber 202 mil até 30 de maio, o que significa que mais de 120 mil contribuintes ainda não enviaram seus dados.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Como evitar?
Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para computadores, pelo aplicativo para celular e pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br
Para reduzir o risco de erros, é fundamental revisar todas as informações antes do envio. Isso inclui conferir se todos os rendimentos foram corretamente informados — inclusive de dependentes e fontes pagadoras secundárias — e se há documentação comprobatória para deduções como despesas médicas e educacionais.
O uso da declaração pré-preenchida é recomendado, porque minimiza falhas. Caso o envio já tenha sido feito, ainda é possível retificar os dados. O ideal é não esperar por notificações, por isso, ao identificar um erro, a orientação é corrigir imediatamente e acompanhar a situação pelo portal e-CAC.
Quem perder o prazo de entrega da declaração está sujeito a multa, com valor que varia conforme o imposto devido.
Caiu na malha fina?
Se a declaração for retida na malha fina, o contribuinte deve consultar o e-CAC, identificar o motivo e reunir os documentos solicitados. Muitas pendências podem ser resolvidas digitalmente, sem a necessidade de comparecer presencialmente à Receita.
O contribuinte pode consultar a situação da sua declaração pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” disponível na internet ou para dispositivos móveis. No mesmo sistema você pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.
Ajuda gratuita
Contribuintes em dúvida têm acesso a atendimento gratuito por meio de ações de extensão universitária em diversos pontos da cidade. A iniciativa reúne professores e alunos de Ciências Contábeis, que prestam orientação sobre o preenchimento da declaração do Imposto de Renda.
Entre as instituições que oferecem esse suporte estão Fatra, Unipac, Anhanguera, Esamc, Uniube e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio dos Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).