Comércio de Uberlândia espera alta de até 30% nas vendas para o Dia das Crianças

Levantamento da CDL indica otimismo entre os lojistas; maioria dos consumidores pretende presentear e gastar, em média, R$ 200

, em Uberlândia

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Com a proximidade do Dia das Crianças, o comércio de Uberlândia se prepara para um dos períodos mais movimentados do ano. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a expectativa é de um aumento de até 30% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024.

Mais de 80% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia das Crianças, mostra pesquisa da CDL
Mais de 80% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia das Crianças, mostra pesquisa da CDL – Crédito: TV Paranaíba

De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, o cenário é promissor. “A criança tem uma boa contribuição na hora da decisão de compra. As famílias costumam se planejar para atender ao desejo dos pequenos, o que impulsiona o comércio local”, explica.

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Perfil do consumidor e formas de pagamento

A pesquisa da CDL ouviu cerca de 50 mil consumidores, e 89% afirmaram que pretendem comprar presentes para celebrar a data. O valor médio de gasto será de R$ 200 por presente, o que, segundo Lécia Queiroz, “reflete a expectativa da criança, que influencia diretamente na escolha do presente”.

Entre as formas de pagamento mais utilizadas, o cartão de crédito aparece em primeiro lugar, seguido das compras à vista. Já os locais preferidos para comprar são, respectivamente, o shopping, o centro da cidade e o comércio eletrônico.

Varejistas se preparam para o Dia das Crianças

Lojistas de diversos setores já ajustam estoques e promoções para atrair o público. A empresária Aline Alves, que trabalha com roupas infantis, destaca que o segredo está em oferecer um toque a mais. “Temos um mimo, bonequinhos de pano e acessórios. A criança, além da roupa, fica muito feliz com um laço ou um detalhe especial”, conta.

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No centro da cidade, o comerciante Bruno Freitas, dono de uma loja de brinquedos, também aposta no aumento das vendas. “Nossa meta é crescer 30%. Por enquanto, estamos vendo um cenário de aumento de 20%, o que já é muito positivo”, afirma.