Combustíveis mais caros em todo mundo? Irã ameaça o fechamento do Estreito de Ormuz

Após ataque dos EUA, o parlamento iraniano aprovou o fechamento de região fundamental para o transporte de 21% do petróleo de todo mundo

, em Uberlândia

-

Em resposta ao ataque dos Estados Unidos, o parlamento iraniano aprovou, neste domingo (22/06), o fechamento do Estreito de Ormuz. A decisão, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo líder do país, Ali Khamenei, ameaça bloquear a rota por onde passa um quinto de todo o petróleo mundial.  

 Irã ameaça o fechamento do Estreito de Ormuz
Estreito de Ormuz é a rota de um quinto de todo o petróleo mundial – Crédito: Freepick/Divulgação

Segundo relatório da seguradora holandesa ING, o bloqueio neste canal “seria suficiente para elevar os preços para US$ 120 o barril”. “Se isso persistir até o fim do ano, poderemos ver o petróleo do tipo brent atingir novas máximas, acima do recorde de quase US$ 150 em 2018”, diz o documento.

A rota é o único caminho que liga o Golfo Pérsico ao oceano aberto. A região abriga grandes produtores de petróleo, como a Arábia Saudita, o Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e o próprio Irã. Nesta segunda-feira (23), a chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, disse que a possibilidade é “extremamente perigosa” e ressaltou que tal ação “não seria boa para ninguém”.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O frete dos navios que transportam petróleo bruto e derivados na região já aumentou nos últimos dias. O custo do transporte de combustíveis do Oriente Médio para o Leste Asiático subiu quase 20% em três sessões até esta segunda-feira (23), informou a Bloomberg, citando dados da Baltic Exchange. O frete para a África Oriental aumentou mais de 40%.

O que é o Estreito de Ormuz?

O estreito de Ormuz é o corredor marítimo mais importante para o transporte e a distribuição de petróleo no mundo. Cerca de 20 milhões de barris de petróleo bruto, combustíveis e petróleo condensado são transportados pelo canal diariamente.

O estreito de Ormuz ou Hormuz é um pedaço de oceano relativamente estreito entre o golfo de Omã ao sudeste e o golfo Pérsico ao sudoeste
Estreito de Ormuz é uma passagem marítima estratégica entre o golfo de Omã e o golfo Pérsico, localizada entre o Irã e Omã – Crédito: Reprodução/ Google Maps

Com 33 quilômetros de largura, localizado entre o Irã e Omã, o Estreito de Ormuz é onde transitam os navios vindos do Golfo Pérsico em direção ao Mar Arábico. Mesmo com uma largura considerável, seria possível bloquear o caminho dos navios, já que a maioria deles seguem dois corredores marítimos bem definidos, de 3 quilômetros de largura. Os chamados canais de tráfico, foram definidos para organizar o fluxo e evitar acidentes, onde um é utilizado para saída e outro para entrada, como uma estrada marítima. 

Irã teria capacidade de fechar o Estreito de Ormuz?

Nos últimos anos, o Irã tem desenvolvido seu arsenal militar, o que poderia permitir que o bloqueio seja feito. Entre as armas que podem ser utilizadas, estão minas marinhas e baterias móveis anti-navio. Modelos como o Khalij ars e o Noor têm alcance o suficiente para atingir navios em plena navegação.

×

Leia Mais

Além disso, o exército iraniano também é famoso por sua frota de lanchas e drones explosivos, capazes de cercar embarcações marítimas. Este exército já se provou capaz de bloquear seletivamente a circulação naval na região. Em 1988, minas marítimas afundaram uma embarcação americana na região. Em 2019, o Irã apreendeu petroleiros britânicos em retaliação à captura de uma embarcação do país.