Botão de contestação do Pix estará disponível nesta quarta (1º); veja como usar

Medida deverá ser usada apenas em casos de fraude, golpe e coerção; contestação será feita totalmente digital, sem interação humana

, em Uberlândia

-

O Pix terá um “botão de contestação” a partir desta quarta-feira (1º/10) que poderá ser acionado em casos de fraude, golpe e coerção. A medida é formalmente chamada de Mecanismo Especial de Devolução (MED).

A contestação será feita totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, a fim de aumentar a velocidade de bloqueio de recursos na conta do golpista, aumentando a chance de devolução dos valores.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Botão de contestação do Pix estará disponível em 01/10
Botão de contestação do Pix é específico para fraude, golpe e coerção – Créditos: Paranaíba Mais

A nova medida, no entanto, não se aplica para casos de erro no envio do Pix (como digitação errada de chave), desacordos comerciais, arrependimento ou casos que envolvam terceiros de boa-fé. A criação do botão de contestação do Pix é uma das ações que o Banco Central do Brasil (BC) tem tomado nos últimos meses para aprimorar o MED da transação.

Como funcionará o botão de contestação do Pix

Segundo o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, Breno Lobo, ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista. Caso existam recursos na conta, eles deverão ser bloqueados. Valores parciais também podem ser bloqueados.

“Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação”, explicou Breno Lobo.

×

Leia Mais

O BC publicou no dia 28 de agosto alterações no Regulamento do Pix para aprimorar o MED. Uma das mudanças previstas era a disponibilização de uma funcionalidade para que uma transação possa ser facilmente contestada, sem a necessidade de interação humana.

Atualmente, a devolução dos recursos é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. A questão é que os criminosos, geralmente, retiram de forma rápida os valores dessa conta para transferi-los para outras. Com o botão de contestação, os recursos presentes na conta do fraudador são bloqueados de forma mais rápida, facilitando a devolução.