Antecipação do 13º salário do INSS ainda não tem data de pagamento; veja quem pode receber
Benefício extra é dividido em duas parcelas e segue um calendário oficial do governo
Os aposentados e pensionistas esperam receber o primeiro pagamento do 13º salário DO INSS em 2025, como tem sido comum nos últimos anos. Ainda não há o calendário oficial de pagamento. Contudo, já existem previsões dos meses em que os beneficiários da Previdência Social poderão receber o valor extra.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Nos governos recentes, o benefício, originalmente pago no segundo semestre, passou a ser liberado entre abril e junho como medida de apoio financeiro aos segurados e estímulo à economia.
Nos anos anteriores, a antecipação injetou bilhões na economia brasileira. Em 2024, por exemplo, cerca de R$ 60 bilhões foram distribuídos em duas parcelas, beneficiando aposentados, pensionistas e segurados de auxílios como doença, acidente e reclusão.
O valor do 13º é proporcional ao tempo de recebimento do benefício no ano anterior, garantindo justiça na distribuição. Para 2025, economistas estimam que o montante possa ser ainda maior, considerando o reajuste anual dos benefícios com base na inflação, que será divulgado em janeiro.
Leia Mais
Décimo terceiro do INSS: o que é e quem tem direito?
O décimo terceiro salário do INSS é um valor extra pago anualmente a segurados que recebem benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões. O pagamento costuma ser feito em duas parcelas e serve como um reforço financeiro no fim do ano.
Quem recebe o décimo terceiro do INSS?
O benefício é destinado a segurados que recebem:
- Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição, especial ou por invalidez);
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-reclusão;
- Salário-maternidade.
Por outro lado, quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) não tem direito ao décimo terceiro, já que esse auxílio não se enquadra como aposentadoria ou pensão.