📲Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
13º salário: prazo para pagamento da primeira parcela termina nesta sexta (29)
Com a data limite antecipada para 29 de novembro, trabalhadores e aposentados devem ficar atentos ao depósito da primeira parcela do 13º salário
Os trabalhadores com carteira assinada devem ficar atentos: esta sexta-feira (29) é o prazo final para que as empresas realizem o pagamento da primeira parcela ou da parcela única do 13º salário.

Isso porque a data limite estabelecida por lei, 30 de novembro, cai em um sábado neste ano, o que exige a antecipação do depósito.
O pagamento pode ser feito de forma única até o final de novembro ou dividido em duas parcelas, sendo a segunda obrigatoriamente paga até o dia 20 de dezembro.
LEIA MAIS:
- Primeira parcela do 13º salário cai na próxima semana; veja como calcular o valor e planejar seus gastos
- 13º salário: quais são os benefícios de fim de ano do trabalhador
- Pagamentos do 13º salário começam neste mês
Como funciona o cálculo do 13º
O valor do 13º salário é proporcional ao tempo de trabalho do empregado no ano. Para calcular, divide-se o salário bruto mensal por 12 e multiplica-se pelos meses trabalhados.
Quem não completou o ano todo na mesma empresa receberá o benefício de forma proporcional.

O cálculo também considera adicionais como horas extras, insalubridade, periculosidade e adicionais noturnos.
Na primeira parcela, o valor costuma ser maior porque não há descontos de tributos. Já na segunda, incidem os descontos do INSS e do Imposto de Renda, dependendo da faixa salarial.
➡️ Acompanhe as últimas notícias da região
Além disso, as empresas devem depositar a parte correspondente do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor referente ao 13º salário.
Aposentados e pensionistas também recebem
Este ano, mais de 33,6 milhões de aposentados e pensionistas já receberam a primeira parcela de forma antecipada entre abril e maio. A segunda parcela foi paga entre maio e junho.
Para quem teve o benefício concedido pelo INSS após junho de 2024, o pagamento do 13º está em curso desde segunda-feira, 25 de novembro, e vai até o dia 6 de dezembro.
O valor pode ser consultado no site ou aplicativo Meu INSS, onde o segurado pode acessar o extrato de pagamento.
Para quem prefere atendimento telefônico, a Central 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.