10 dicas para economizar energia e evitar surpresas na conta de luz com a volta da bandeira amarela

Com a volta da bandeira tarifária amarela, a Cemig orienta seus mais de 9,4 milhões de clientes a economizarem energia para evitar altas na conta de luz

, em Uberlândia

-

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a volta da bandeira tarifária amarela, após quase um ano de estabilidade. Desde dezembro de 2024, o país operava com a bandeira verde, que indicava condições favoráveis para a geração de energia. Com a mudança, a Cemig orienta seus mais de 9,4 milhões de clientes a economizarem energia para evitar altas na conta de luz.

Com bandeira amarela em vigor, Cemig dá dicas para economizar energia.
Com bandeira amarela em vigor, Cemig dá dicas para economizar energia. Crédito: Reprodução/ Freepik

A partir deste mês, consumidores devem estar atentos a bandeira amarela, que representa um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A justificativa da Aneel é a redução das chuvas e o início do período seco, que impacta diretamente o funcionamento das hidrelétricas, responsáveis pela maior parte da geração de energia no país.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Diante da mudança, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) reforça orientações para que os mais de 9,4 milhões de clientes utilizem a energia de forma eficiente e evitem aumentos expressivos nas próximas faturas.

Confira 10 dicas para economizar energia em casa:

1. Reduza o tempo de banho
O chuveiro elétrico pode representar até 30% do valor da conta de luz. A Cemig orienta o uso na posição “verão” sempre que possível, além de desligar o chuveiro ao se ensaboar.

2. Troque as lâmpadas por modelos de LED
Além de durarem mais, as lâmpadas LED consomem até 80% menos energia que as incandescentes.

3. Aproveite a luz natural
Evite acender lâmpadas durante o dia. Mantenha janelas e cortinas abertas.

×

Leia Mais

4. Tire aparelhos da tomada
Equipamentos em modo stand by continuam consumindo energia. TV, micro-ondas, carregadores e receptores devem ser desligados da tomada.

5. Use o ferro elétrico com planejamento
Passe uma quantidade maior de roupas de uma só vez para evitar o desperdício com liga e desliga frequente.

6. Lave roupas com a máquina cheia
Use a lavadora somente quando tiver roupas suficientes para encher sua capacidade total. Isso reduz o número de lavagens e o consumo de energia.

7. Evite abrir a geladeira repetidamente
A cada abertura, o equipamento consome mais para manter a temperatura interna. Nunca use a parte traseira da geladeira para secar panos.

8. Não desligue a geladeira à noite
O hábito, comum em tentativas de economia, é prejudicial. A retomada de funcionamento pela manhã exige mais esforço do motor.

9. Escolha eletrodomésticos com Selo Procel
O selo indica eficiência energética. Equipamentos com essa certificação consomem menos energia ao longo do tempo.

10. Faça manutenção dos aparelhos
Verifique periodicamente se os eletrodomésticos estão funcionando corretamente. Defeitos e mau funcionamento aumentam o consumo.