Vencedor da ExpoQueijo 2025, queijo mineiro é parte de 100 anos de tradição familiar
Queijo mineiro de Alagoa, no Sul de Minas Gerais, venceu a competição internacional de Araxá, desbancando italianos e argentinos
O queijo mineiro vencedor do troféu Super Ouro, da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá Internacional Cheese Awards, conta com uma história de cerca de 100 anos de tradição familiar. A produção do queijo artesanal, chamado “Pedra do Segredo”, é feita na cidade de Alagoa, no Sul de Minas Gerais, pela Queijaria Pedra do Segredo.
“Ficamos muito surpresos e emocionados por trazer para o Brasil esse prêmio tão relevante”, comentou Patrícia Fonseca Mendes, uma das produtoras do queijo, ao Paranaíba Mais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Segundo Patrícia, hoje participam da produção do queijo ela, o marido, Jayme Porfírio Mendes, e os três filhos do casal: Pedro Diniz Mendes, Samuel Diniz Mendes e Melissa Diniz Mendes. O casal iniciou as produções em 2002, mas antes já trabalhavam com os pais de Patrícia desde 1982.
E não para por aí. A produção de queijo artesanal foi passada de pai para filho na família. A prática remonta aos bisavós de Patrícia, o que totaliza uma história de 100 anos da família no ramo. “Nossa história como produtores de queijo já vem de tradição familiar. Nossos bisavós, avós e pais já fabricavam queijos com muita qualidade. Hoje, damos sequência a essa tradição com muito empenho e dedicação. E esperamos que no futuro nossos filhos e netos continuem”, disse.
Queijo mineiro venceu produtores das Américas e Europa
A produtora também comentou que o método é totalmente artesanal e que eles se empenham para produzir um produto com a maior qualidade possível. O queijo mineiro é produzido com leite cru, massa semi-cozida e 180 dias de maturação. Ele venceu mais de mil amostras inscritas por produtores de 16 países. Até então, italianos e argentinos haviam dominado o topo do pódio.
O município de Alagoa, cidade mineira dos produtores vencedores, é conhecido por sua altitude elevada (1.132 metros), rica em belezas naturais e pela produção artesanal de queijo parmesão, sendo apelidado de “Terra do Queijo Artesanal”.

A ExpoQueijo
A edição 2025 do concurso foi realizada no Complexo do Barreiro, no Grande Hotel de Araxá, no último fim de semana (26 a 29 de junho). Minas Gerais se destacou na edição de 2025, com 69 medalhas conquistadas no total: 24 de ouro, 21 de prata e 24 de bronze. O desempenho reafirma a vocação mineira para a produção de queijos artesanais de excelência e valoriza a tradição passada de geração em geração.
A ExpoQueijo é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com apoio da Emater, Epamig e IMA. A competição tem o objetivo de dar visibilidade ao produto, fomentar boas práticas de produção e agregar valor à cadeia do queijo artesanal.