Vencedor da ExpoQueijo 2025, queijo mineiro é parte de 100 anos de tradição familiar

Queijo mineiro de Alagoa, no Sul de Minas Gerais, venceu a competição internacional de Araxá, desbancando italianos e argentinos

, em Uberlândia

O queijo mineiro vencedor do troféu Super Ouro, da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá Internacional Cheese Awards, conta com uma história de cerca de 100 anos de tradição familiar. A produção do queijo artesanal, chamado “Pedra do Segredo”, é feita na cidade de Alagoa, no Sul de Minas Gerais, pela Queijaria Pedra do Segredo.

“Ficamos muito surpresos e emocionados por trazer para o Brasil esse prêmio tão relevante”, comentou Patrícia Fonseca Mendes, uma das produtoras do queijo, ao Paranaíba Mais.

Queijo artesanal mineiro Pedra do Segredo
Queijo artesanal mineiro Pedra do Segredo, premiado na ExpoQueijo 2025 – Crédito: Redes Sociais/ Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo Patrícia, hoje participam da produção do queijo ela, o marido, Jayme Porfírio Mendes, e os três filhos do casal: Pedro Diniz Mendes, Samuel Diniz Mendes e Melissa Diniz Mendes. O casal iniciou as produções em 2002, mas antes já trabalhavam com os pais de Patrícia desde 1982.

E não para por aí. A produção de queijo artesanal foi passada de pai para filho na família. A prática remonta aos bisavós de Patrícia, o que totaliza uma história de 100 anos da família no ramo. “Nossa história como produtores de queijo já vem de tradição familiar. Nossos bisavós, avós e pais já fabricavam queijos com muita qualidade. Hoje, damos sequência a essa tradição com muito empenho e dedicação. E esperamos que no futuro nossos filhos e netos continuem”, disse.

Queijo mineiro venceu produtores das Américas e Europa

A produtora também comentou que o método é totalmente artesanal e que eles se empenham para produzir um produto com a maior qualidade possível. O queijo mineiro é produzido com leite cru, massa semi-cozida e 180 dias de maturação. Ele venceu mais de mil amostras inscritas por produtores de 16 países. Até então, italianos e argentinos haviam dominado o topo do pódio.

O município de Alagoa, cidade mineira dos produtores vencedores, é conhecido por sua altitude elevada (1.132 metros), rica em belezas naturais e pela produção artesanal de queijo parmesão, sendo apelidado de “Terra do Queijo Artesanal”.

ExpoQueijo 2025
O secretário de Estado de Agricultura Thales Fernandes e a idealizadora da ExpoQueijo, Maricell Hussein, ao lado de representantes do produtor vencedor – Crédito: Reprodução

A ExpoQueijo

A edição 2025 do concurso foi realizada no Complexo do Barreiro, no Grande Hotel de Araxá, no último fim de semana (26 a 29 de junho). Minas Gerais se destacou na edição de 2025, com 69 medalhas conquistadas no total: 24 de ouro, 21 de prata e 24 de bronze. O desempenho reafirma a vocação mineira para a produção de queijos artesanais de excelência e valoriza a tradição passada de geração em geração.

A ExpoQueijo é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com apoio da Emater, Epamig e IMA. A competição tem o objetivo de dar visibilidade ao produto, fomentar boas práticas de produção e agregar valor à cadeia do queijo artesanal.