Uberlândia recebe oficina gratuita de ballet e espetáculo Lago dos Cisnes

Evento acontece nos dias 3 e 4 de outubro no Teatro Municipal; abertura das sessões fica por conta do projeto social Pé de Moleque, com a obra Yrá

, em Uberlândia

Uberlândia recebe a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) para três apresentações que unem tradição e modernidade. A companhia apresentará o clássico O Lago dos Cisnes–II Ato e a coreografia Agora, de Cassi Abranches.

As apresentações serão no Teatro Municipal de Uberlândia nos dias 3 de outubro, às 20h, e 4 de outubro, às 15h e às 19h. A abertura de cada sessão fica por conta do projeto social Pé de Moleque, com a obra Yrá, de Rafael Gomes. Os ingressos custam a partir de R$ 27,50 e estão à venda na bilheteria do teatro e também online pela Sympla.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Uberlândia recebe oficina gratuita de ballet e espetáculo Lago dos Cisnes
Uberlândia recebe oficina gratuita de ballet e espetáculo Lago dos Cisnes – Crédito: SPCD/Reprodução

Oficina gratuita de ballet para o público

Além de assistir ao espetáculo, quem gosta de dança poderá viver a experiência de subir ao palco. No dia 4 de outubro, das 10h às 12h, a SPCD promove uma oficina gratuita de ballet clássico, na Oficina Cultural de Uberlândia, na praça Clarimundo Carneiro, no Centro.

A atividade é aberta ao público a partir de 14 anos e os participantes vão aprender noções de técnica clássica e trechos do repertório da companhia. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através de um formulário online.

Vagas para a oficina de ballet são limitadas e a participação será confirmada pela organização – Crédito: SPCD/Reprodução

Clássico e contemporâneo no mesmo palco

O segundo ato de O Lago dos Cisnes é um dos mais celebrados da história da dança. A montagem da São Paulo Companhia de Dança, assinada por Mario Galizzi, resgata a narrativa romântica de Odette e Siegfried, embalados pela trilha de Tchaikovsky, em um dos momentos mais poéticos do ballet.

São Paulo Companhia de Dança apresenta O Lago dos Cisnes–II Ato – Crédito: Reprodução/SPCD

Já Agora, vencedora do Prêmio APCA de Melhor Coreografia em 2019, é uma explosão de energia. A coreógrafa Cassi Abranches brinca com a ideia de tempo, criando movimentos que misturam força, leveza e musicalidade, embalados por uma trilha que vai do rock às percussões afro-brasileiras.

Cultura acessível e para todos

Para a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa, a vinda para Uberlândia é uma oportunidade de aproximar ainda mais o público da dança. “O ballet é para todos. Queremos que as pessoas assistam, participem da oficina e se emocionem conosco”, afirma.

A programação faz parte da Temporada Pólobh 2025 e conta com o apoio do Governo de Minas Gerais, CEMIG e outras instituições culturais.