Uberlândia em retratos: veja como o bairro Fundinho mudou em mais de 80 anos
Hoje (19), no Dia Mundial da Fotografia, resgatamos imagens antigas de Uberlândia; conheça sua evolução por meio de fotos históricas
-
Neste Dia Mundial da Fotografia vamos viajar no tempo com imagens que narram a transformação de Uberlândia. Escolhemos o bairro Fundinho dos anos 1940 até os dias de hoje.
📲 Clique aqui e siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
A data celebra a divulgação, em 1839, do processo fotográfico do daguerreótipo, antigo aparelho fotográfico inventado pelo francês Louis Daguerre. Naquele dia, a inovação foi apresentada ao mundo como um “presente da França”, marcando o início da democratização da fotografia. Desde então, a data é celebrada com exposições, workshops e compartilhamento de imagens, profissionais e amadores se unem para destacar o poder da fotografia como arte, memória e comunicação.
Uberlândia antiga × Uberlândia contemporânea
As fotografias resgatadas do acervo público documentam marcos como a Igreja do Rosário, Palácio dos Leões e Mercado Municipal.
-
Década de 1940: ruas mais estreitas, edificações simples e ambientes urbanos com menos verticalização.
-
Uberlândia atual: crescimento acentuado, modernização de prédios, expansão de avenidas e símbolos arquitetônicos preservados ou transformados.
As fotos capturam a passagem do tempo, dos edifícios antigos às paisagens urbanas dos dias atuais. Essa evolução reforça o papel das imagens como testemunhas do passado e pontes para o futuro.






Por que as fotos importam?
Valorização da memória
O Arquivo Público Municipal de Uberlândia guarda milhares de imagens fundamentais para resgatar identidades, reviver histórias e entender as mudanças da cidade.
Educação e inspiração
Essas fotos transformam-se em instrumentos visuais que conectam gerações, ajudam os mais novos a entender raízes e os mais antigos a relembrar trajetórias afetivas pela cidade.
Acesse online o acervo do Arquivo Público.