St. Patrick’s Day: conheça a história por trás da tradicional festa irlandesa
Comemorado nesta segunda-feira (17), o feriado de St. Patrick’s Day é marcado pela cor verde, trevos e bebidas
-
O St. Patrick’s Day, conhecido como Dia de São Patrício, é comemorado nesta segunda-feira (17) e é marcado pela presença da cor verde, trevos, chapéus grandes e bebidas.
A data é comemorativa a São Patrício, padroeiro da Irlanda, nascido no Século IV.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Como surgiu o St. Patrick’s Day?
O Dia de São Patrício, comemorado em 17 de março, celebra o padroeiro da Irlanda, que faleceu no dia 17 de março em 461 d.C.
Originalmente uma festa religiosa, o evento se tornou um feriado público em 1903, e desde a década de 1990, a Irlanda promove o St. Patrick’s Festival, com o objetivo de exibir sua cultura ao mundo. Hoje, o festival inclui desfiles, shows e fogos de artifício, atraindo milhões de visitantes.
Leia Mais
São Patrício, nascido na Inglaterra Romana, foi sequestrado por piratas irlandeses aos 16 anos e levado à Irlanda como escravo. Após escapar, retornou à Bretanha e, mais tarde, voltou à Irlanda como missionário.
Usando o trevo para explicar a Santíssima Trindade, ele evangelizou os irlandeses durante quase 30 anos antes de falecer.
A cor verde, associada ao dia, ganhou força no século XVII, com a utilização de trevos e roupas verdes nas celebrações.
No Brasil, o primeiro registro do Dia de São Patrício é de 1770, em Maranhão, e a cidade de Itaqui, no Rio Grande do Sul, tem o santo como padroeiro.
MAIS! Cápsula da Nasa chega a estação espacial para resgatar astronautas presos no espaço há 9 meses
Por que a cor verde?
A cor verde tem raízes históricas profundas, simbolizando a primavera irlandesa, frequentemente chamada de “Terra Verde”.
Além disso, São Patrício utilizava o trevo de três folhas para explicar a Santíssima Trindade, tornando a cor ainda mais significativa.
Essa tonalidade também foi adotada pelos soldados irlandeses durante a Rebelião Irlandesa de 1798, tornando-se um símbolo da identidade nacional.
Foi então que surgiu a expressão “The Wearing of Green”, associada à tradição de usar verde em celebrações e manifestações culturais.