“Reescrevendo Vidas”: alunos da EJA lançam documentário em Uberlândia

Filme busca dar visibilidade às trajetórias de vida dos alunos adultos da Escola Municipal Professor Eurico Silva

, em Uberlândia

Nesta semana, estudantes da Escola Municipal Professor Eurico Silva, em Uberlândia, lançaram o documentário “Reescrevendo Vidas”, produzido pelos alunos do programa Educação de Jovens Adultos (EJA). O filme faz parte do projeto “Educação em Cena”, e conta a trajetória de vida dos próprios estudantes, e aborda como é estudar depois de adulto. 

Pipocas feitas no lançamento do documentário Reescrevendo Vidas
Lançamento oficial aconteceu na Escola Municipal Professor Eurico Silva – Crédito: Divulgação

“Reescrevendo Vidas” foi desenvolvido a partir do projeto “Filme Processo – resultado de oficinas de audiovisual para adultos do Programa EJA”, realizado pela iniciativa “Educação em Cena” e que ofereceu atividades de criação cinematográfica destinadas aos estudantes. Ao longo das oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar práticas de produção audiovisual e traduzir suas vivências em expressão artística.

A produção procura destacar as histórias de vida dos estudantes e evidenciar o valor da educação, revelando como o conhecimento, somado à criatividade, pode se tornar uma ferramenta de transformação social.

“O documentário nos mostra que a educação pode ser um recomeço para muitas pessoas. Para os alunos do EJA, voltar à sala de aula é ampliar a autonomia e reescrever uma nova história.” conta Janaina Moura, proponente do projeto.

O filme com recursos da Lei Paulo Gustavo, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia. “Reescrevendo Vidas” pode ser assistido por meio deste link.