“Reescrevendo Vidas”: alunos da EJA lançam documentário em Uberlândia
Filme busca dar visibilidade às trajetórias de vida dos alunos adultos da Escola Municipal Professor Eurico Silva
Nesta semana, estudantes da Escola Municipal Professor Eurico Silva, em Uberlândia, lançaram o documentário “Reescrevendo Vidas”, produzido pelos alunos do programa Educação de Jovens Adultos (EJA). O filme faz parte do projeto “Educação em Cena”, e conta a trajetória de vida dos próprios estudantes, e aborda como é estudar depois de adulto.

“Reescrevendo Vidas” foi desenvolvido a partir do projeto “Filme Processo – resultado de oficinas de audiovisual para adultos do Programa EJA”, realizado pela iniciativa “Educação em Cena” e que ofereceu atividades de criação cinematográfica destinadas aos estudantes. Ao longo das oficinas, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar práticas de produção audiovisual e traduzir suas vivências em expressão artística.
A produção procura destacar as histórias de vida dos estudantes e evidenciar o valor da educação, revelando como o conhecimento, somado à criatividade, pode se tornar uma ferramenta de transformação social.
“O documentário nos mostra que a educação pode ser um recomeço para muitas pessoas. Para os alunos do EJA, voltar à sala de aula é ampliar a autonomia e reescrever uma nova história.” conta Janaina Moura, proponente do projeto.
O filme com recursos da Lei Paulo Gustavo, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Uberlândia. “Reescrevendo Vidas” pode ser assistido por meio deste link.