Recital em homenagem a Cora Pavan Capparelli celebra legado musical em Uberlândia
Evento integra a programação do aniversário de 137 anos da cidade e acontece nesta sexta-feira (29), às 20h, no Salão Nobre da Casa da Cultura
-
Na programação cultural do aniversário de Uberlândia, que completa 137 anos em 31 de agosto, um dos destaques será o recital em homenagem a Cora Pavan Capparelli, pianista, educadora e uma das maiores referências da música em Minas Gerais e no Brasil. O evento será realizado nesta sexta-feira (29), às 20h, no Salão Nobre da Casa da Cultura.
O tributo, intitulado Ecos de Cora, reúne artistas que celebram a vida e a obra da artista, falecida em 2021, aos 95 anos. Pianista de formação e uma das primeiras mulheres graduadas de Uberlândia, ela foi cofundadora do Conservatório Musical de Uberlândia em 1957 que, dez anos depois, passou a levar o seu nome: Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Cora Pavan: um legado que ecoa na música
Ao longo de sua trajetória, Cora Pavan dedicou-se à formação de gerações de músicos e à difusão da música erudita e popular. Também foi responsável pela criação da Associação Pró-Música e colaborou na consolidação do Festival de Cordas, importante evento para o cenário cultural da cidade.
Para a pianista Maria Célia Vieira, diretora artística do recital, o nome do espetáculo traduz a força e a permanência da contribuição da educadora. “Ela plantou tanto na cidade de Uberlândia que vai ecoar para a eternidade. O legado dela é impressionante, uma visionária à frente de seu tempo”, afirmou.
Repertório especial e convidados
O programa inclui peças que marcaram a trajetória da homenageada e obras de referência na música erudita. Além de Maria Célia, o recital contará com a participação da cantora Anna Kássia Neves, que retorna de Portugal para se apresentar em Uberlândia, da clarinetista Franciany Mairink e do trompetista Wesley Leônidas, ambos professores do Conservatório Estadual.
Segundo os músicos convidados, mesmo aqueles que não tiveram contato direto com Cora Pavan sentem a força de sua influência. “O trabalho dela ultrapassa gerações e continua vivo na formação musical da cidade e do país”, ressaltou Wesley Leônidas.
Homenagem à altura de uma mestra
Para os artistas, o recital vai além de uma apresentação musical, é um momento de reconhecimento e gratidão. Como destacou Anna Kássia, “a música dela recebia as pessoas com doçura, empatia e alegria, e é isso que queremos transmitir nesta noite especial”.
A Casa da Cultura, espaço que abriga uma sala dedicada à memória de Cora Pavan será o cenário ideal para esta celebração. A expectativa é de uma noite de emoção e reverência à mulher que marcou a história da música e da educação em Uberlândia.