Projeto da UFU faz mapeamento de museus e teatros de Uberlândia
Entre iniciativas públicas e privadas, cidade se mostra como um polo cultural para a região do Triângulo Mineiro
Ainda que a cultura surja da união de pessoas, ela se materializa e se manifesta em espaços como museus e teatros. Em Uberlândia, um projeto, conduzido por um professor do curso de música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza o mapeamento dos principais espaços culturais da cidade e região. Entre iniciativas públicas e privadas, a iniciativa demonstra que a cidade se mostra como um polo cultural para a região do Triângulo Mineiro.

O projeto nasceu quando André Campos, coordenador da Divisão de Promoção Cultural da UFU e professor do curso de música, passou a mapear e catalogar os principais pontos culturais da universidade, como seus museus e teatros. O sucesso do projeto fez com que fosse ampliado para também que o público indicasse pontos espaços culturais públicos e privados.
“Na hora que eu comecei a buscar os equipamentos culturais da universidade, eu comecei a ver que existem alguns pontos dentro e fora do campus. E, apesar de no site da UFU a gente ter algumas informações sobre todos os equipamentos e espaços culturais, não é tão simples de visualizar”, explicou sobre o início do projeto.
O mapa pode ser visualizado no site da Pró-reitoria de extensão e cultura da UFU. Para visualizar todos os pontos, museus e teatros mapeados, basta selecionar as categorias estabelecidas. Entre elas, estão Espaços da UFU, Espaços Públicos, Espaços Privados e Pontos de Cultura. Cada uma dessas categorias são sinalizadas com uma cor e são indicadas em um mapa interativo da cidade. Os espaços são identificados em todas as cidades onda há campus da UFU.
Para Campos, a iniciativa torna possível identificar a distribuição dos espaços culturais e, em consequência, quais áreas da cidade que necessitam de maiores incentivos culturais.
Veja os principais museus e teatros da Uberlândia
Museu Municipal de Uberlândia

O espaço do Museu, dentro de suas várias atribuições, disponibiliza uma área destinada a exposições temporárias, uma sala pedagógica onde são realizadas oficinas, além de uma biblioteca aberta ao pesquisador da história de Uberlândia. O Museu, localizado na Praça Clarimundo Carneiro, 67, no Centro.
Teatro de Bolso do Mercado Municipal

O Teatro de Bolso, localizado no Espaço Cultural do Mercado Municipal, na rua Olegário Maciel, 255, no Centro de Uberlândia, é palco de diversos espetáculos. O local se destaca entre os museus e teatros de Uberlândia, pois pode ser reservado gratuitamente para atividades sem público, como ensaios e gravações, desde que sejam respeitadas as normas de biossegurança. Para agendar o uso do espaço, é necessário entrar em contato pelo telefone (34) 3235-7790 ou pelo e-mail cultmercado@uberlandia.mg.gov.br
Museu de Antropologia e Arqueologia (Mana)
A região que abrange o atual Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, em Minas Gerais, possui um importante contexto arqueológico, composto por significativos acervos de artefatos indígenas. O Museu Universitário de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Uberlândia (Mana/UFU), localizado na Rua Duque de Caxias, 285, no centro de Uberlândia, é um espaço dedicado à salvaguarda, conservação, restauro, pesquisa, difusão e educação patrimonial voltados aos acervos arqueológicos da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Cine Teatro Nininha Rocha

O Cineteatro Nininha Rocha está localizado no pavimento subterrâneo do Centro Municipal de Cultura, onde antigamente localizava-se o Tribunal do Júri. Seu auditório tem capacidade para receber até 138 pessoas. Assim como outros museus e teatros, seu espaço é dedicado a diversas atividades culturais, como exibições de filmes independentes, peças, reuniões de cultura e exposições artísticas.
Museu Universitário de Arte (Muna)

O Muna tem como missão preservar, valorizar e fomentar a produção de artes visuais, promovendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, além de ações de salvaguarda, ampliação e divulgação de seu acervo. O museu também incentiva o intercâmbio cultural e científico com instituições parceiras, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e fortalecer o diálogo entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda. Está localizado na Praça Cícero Macedo, 309, no bairro Fundinho.
Teatro Municipal de Uberlândia

Não é possível falar de museus e teatros em Uberlândia sem falar sobre o Teatro Municipal da cudade. Localizado no bairro Tibery e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o espaço possui 819 lugares, incluindo assentos para pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes, além de dois elevadores e rampas que garantem acessibilidade. O palco giratório atende tanto ao interior quanto à área externa, que comporta cerca de 25 mil pessoas. Um amplo corredor abriga camarins, refeitórios e uma sala de reuniões, oferecendo conforto aos artistas, sendo o palco da sala de espetáculos o principal destaque do projeto.
Museu dos Povos Indígenas (Mupi)

O Museu dos Povos Indígenas tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio sob sua guarda, desenvolvendo ações que promovam o conhecimento e o fortalecimento da história e da cultura indígena brasileira.Criado pelo curso de História da Universidade Federal de Uberlândia, o museu surgiu a partir da doação de uma coleção de artefatos indígenas feita por um membro da comunidade. O espaço está localizado na Rua Duque de Caxias, 285, no Centro.
Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia

Entre os museus e teatros de uberlândia, também se destacam espaços privados. É o caso do Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia, criado em 26 de maio de 2009, que busca promover o diálogo com o meio acadêmico e cultural, valorizando a história e os bens culturais presentes nas práticas multiculturais e religiosas da Diocese. O museu apresenta uma ampla proposta cultural, envolvendo diferentes equipes e públicos, e tem como objetivo tornar visível o acervo diocesano de arte sacra e suas diversas memórias e experiências. Hoje ele funciona na antiga Escola Estadual Enéias Guimarães, na Praça Dr. Duarte, no Centro.