Programação cultural gratuita em Uberlândia agita o fim de semana com cinema e shows
Programação cultural gratuita em Uberlândia exibe filmes, dança e música ao vivo no bairro Santa Mônica; atrações valorizam a arte local e promovem inclusão
-
A programação cultural gratuita em Uberlândia vai transformar o bairro Santa Mônica em um verdadeiro polo artístico neste fim de semana. A 7ª Mostra de Cinema Casa Aberta, promovida pela Trupe de Truões, reúne cinema, música, dança e performance em dois dias de atividades abertas ao público, nos dias 24 e 25 de maio, no espaço cultural Ponto dos Truões.

Além de curtas-metragens independentes de todo o Brasil, a programação cultural gratuita em Uberlândia aposta em atrações que exaltam a diversidade, a cultura local e o protagonismo de artistas independentes.
No sábado (24), o destaque é o show da banda Funkse, às 21h, seguido pela apresentação de dança contemporânea “Kinésies Corrompues”, do Coletivo Àkàrà. A recepção performática das artista Paulette Truca Truca, Victoria Carmel e Tinna Carmel garante boas doses de carisma e irreverência logo na chegada.
Programação começa com cinema e acessibilidade

No sábado (24), a partir das 19h, o público poderá conferir uma sessão especial da Mostra Seleção Casa Aberta, com exibição de curtas brasileiros que abordam temáticas sociais e culturais. Já no domingo (25), a tela se volta para as produções locais, com três filmes de realizadores de Uberlândia:
- “Alfredo”, da diretora Lara Pires
- “A Saga”, do grupo Tamborete, premiado no Los Angeles Short Film Awards
- “Peixes, búfalas & urubus”, de Malu Teodoro, gravado na Ilha do Marajó (PA)
As exibições começam às 17h30 e contam com recursos de acessibilidade para surdos e ensurdecidos, além de curadoria voltada para o tema “Raça, Corpo e Gênero”.
MAIS! Do arraial à alegria: veja onde curtir as melhores festas juninas em Uberlândia
Encerramento terá discotecagem em vinil
Para encerrar a programação cultural gratuita em Uberlândia com chave de ouro, o artista Marcus Tulius Morais comanda a intervenção “Merece uma Agulha”, com discotecagem em vinil e uma atmosfera nostálgica que promete embalar o público em uma viagem musical no espaço cultural.
Segundo o curador e coordenador artístico Ronan Vaz, a proposta da Mostra é promover encontros e fortalecer a produção cultural da cidade. “Queremos transformar espectadores em participantes ativos, oferecendo novas linguagens e valorizando os artistas da nossa região”, afirma.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Mostra Casa Aberta tem apoio institucional
A Mostra Casa Aberta é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com apoio da Secretaria de Cultura de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Mostra Mosca e do Trakinagem Cinema e Educação. Todas as atividades têm entrada gratuita e são indicadas para todos os públicos.