Prefeitura de Uberlândia vai divulgar novo edital para reforma do Teatro Grande Otelo em outubro

Empresa responsável pela reforma do Teatro Grande Otelo abandou em abril o trabalho; Município estuda medidas sancionatórias

, em Uberlândia

-

A Prefeitura de Uberlândia prevê para outubro um novo edital para contratação de empresa para término das obras de de restauração do Cineteatro Grande Otelo. Em abril, as obras foram abandonadas pela empreiteira inicial, a Minas Construções e Restaurações, segundo o Município.

Município informou que após cerca de 38% das obras, a empresa abandonou o trabalho – Crédito: TV Paranaíba

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Ainda de acordo com as secretarias municipais de Infraestrutura e de Cultura e Turismo, neste momento “está em trâmite final o lançamento do novo edital que visa licitar empresa para assumir o remanescente das obras de restauração” teatro, que fica no bairro Aparecida.

No mês de abril deste ano, o Município informou que após o serviço atingir cerca de 38% a empresa que tocava o empreendimento abandonou o trabalho.

×

Leia Mais

“Devido a quebra de contrato de forma unilateral, um procedimento administrativo foi aberto para apurar e aplicar as medidas sancionatórias cabíveis e previstas em lei, encontrando-se em grau de recurso administrativo”, disse a Prefeitura em nota.

O passo seguinte seria o início da parte de acabamento da etapa civil, caso não houvesse o abandono. Uma vistoria realizada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura identificou o estado total e definitivo de abandono dos trabalhos no imóvel ocorrido em 2025, mesmo com todos os repasses previstos dentro do prazo procedimental em dia.

O teatro

O Teatro Grande Otelo foi construído no ano de 1966. À época era um cinema chamado Cine Vera Cruz, que representou um fomento às relações sociais de Uberlândia. Foi transformado em teatro em 1985 e, em 1992, passou a receber o nome atual em homenagem ao famoso artista uberlandense Sebastião Bernardes de Souza Prata, que faleceu aos 78 anos em novembro de 1993.

Ele chegou a ficar fechado por mais de 12 anos, as obras de reforma e restauração serem iniciadas. O objetivo é que o local retorne ao público tanto na função original, como cinema, quanto como teatro e se torne efetivamente um memorial para Grande Otelo.