Patos de Minas celebra 133 anos com bolo gigante e distribuição de 6 mil pamonhas

Cidade conhecida como a "Capital do Milho", Patos de Minas promove festa popular com delícias típicas, programação cívica e atrações da Fenamilho

, em Uberlândia

A comemoração pelos 133 anos de Patos de Minas, celebrados neste sábado (24), reuniu milhares de pessoas no centro da cidade com direito a bolo gigante, pamonhas gratuitas e programação cultural. No aniversário de 133 anos, Patos de Minas colocou sua tradição à mesa: 6 mil pamonhas e 10 mil pedaços de bolo servidos à população.

A distribuição ocorreu logo após a sessão cívica que abriu oficialmente as celebrações do aniversário. Pela primeira vez, a tradicional pamonha foi incluída na festa, após pedidos antigos da população. Já o bolo, que tradicionalmente é de milho, teve como sabores escolhidos para este ano doce de leite com coco.

Pamonhas sendo distribuídas em Patos de Minas
A comemoração pelos 133 anos de Patos de Minas, celebrados neste sábado (24), reuniu milhares de pessoas – Crédito: Rafael Ribeiro/TV Paranaíba

O evento integra a programação da Fenamilho, considerada a maior festa popular da região. Shows, exposições, concursos e diversas atrações culturais completam o calendário da cidade neste mês de comemorações.

Símbolo de Patos de Minas

Reconhecida oficialmente como patrimônio cultural imaterial desde 2019, por meio de decreto municipal, a pamonha é um símbolo da tradição local. A distribuição foi realizada por uma empresa contratada por licitação para atuar especificamente na festividade.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Bolo para comemorar aniversário de Patos de Minas
6 mil pamonhas e 10 mil pedaços de bolo foram servidos à população – Crédito: Rafael Ribeiro/TV Paranaíba

A força da cultura regional anda lado a lado com a potência econômica de Patos de Minas. O município se destaca nacionalmente pela produção de milho, café, soja e leite — sendo a maior bacia leiteira de Minas Gerais e a segunda maior do Brasil.

Com localização estratégica no Alto Paranaíba, a cidade é cortada por rodovias como as BRs 146, 352, 365 e a MGC-354, o que contribui para o escoamento da produção e o crescimento nos setores do comércio, indústria, pecuária e agricultura.

Aos 133 anos, Patos de Minas segue como referência no agronegócio, mas sem deixar de valorizar suas raízes culturais. E neste sábado, a cidade celebrou sua história com sabor e identidade.