Oscar 2026: “O Agente Secreto” é escolhido como o representante brasileiro
Filme irá representar o Brasil no Oscar 2026 e pode ser indicado a Melhor Filme Internacional; "O Agente Secreto" estreia em novembro nos cinemas
-
A Academia Brasileira de Cinema divulgou, nesta segunda-feira (15), o representante do Brasil no Oscar 2026, o filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, para a categoria “Melhor Filme Internacional”. A obra é protagonizada pelo ator Wagner Moura e ambientada em 1977, durante a ditadura militar.
📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

O filme ainda não estreou no Brasil, mas deve chegar aos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro. A narrativa se passa em Recife, Pernambuco, e acompanha Marcelo (Wagner Moura), um professor de tecnologia que volta para a cidade, mas acaba se envolvendo em um universo de espionagem e paranoia.
A obra já levou diversos prêmios internacionais, entre eles, o de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e de Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes.
Leia Mais
Apesar de ter sido escolhido como o representante brasileiro no Oscar, isso não garante que o filme será indicado ao prêmio. O Oscar deve fazer uma seleção dos filmes indicados por cada país como seu representante, para concorreram a categoria.
A cerimônia de premiação está marcada para acontecer no dia 15 de março de 2026. Além de “O Agente Secreto”, a Academia Brasileira de Cinema também cotava como representante nacional os filmes: Manas, de Marcelo Caetano; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Érico Rassi.