O que os olhos não veem: a logística por trás do Camaru 2025
Nos bastidores do evento, quase 3 mil profissionais trabalham na montagem da arena, palco de LED e camarotes que transformam o evento em um grande espetáculo
-
Quando o público chega ao Camaru 2025 e se deslumbra com o palco iluminado, os camarotes lotados e a arena pronta para o rodeio, dificilmente imagina o que acontece nos bastidores. A grandiosidade da festa começa muito antes da abertura dos portões e envolve uma operação de logística que mobiliza centenas de profissionais.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp
Montagem de estruturas do Camaru 2025
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU), Thiago Fonseca, a montagem começou 30 dias antes do evento e reúne mais de 500 fornecedores e prestadores de serviços. “São mais de 3 mil pessoas envolvidas diretamente e indiretamente para que tudo esteja pronto. Além da experiência para o público, esse trabalho movimenta quase R$ 60 milhões na economia local”, afirma.
O produtor artístico Marcelo Cunha destaca que a tecnologia é a grande novidade deste ano. O palco, que em 2024 trazia forte presença cenográfica, agora será 100% em LED, criando um espetáculo visual inédito. “Temos 98% em LED e apenas 2% em cenografia. É uma estrutura que impressiona pela modernidade”, comenta.

Arena do rodeio: uma verdadeira operação de guerra
A preparação da arena exige uma mobilização imediata. Após o encerramento das atividades do fim de semana, entra em ação uma equipe de plantão para transformar o espaço. Na madrugada de segunda-feira (1º), toneladas de areia são espalhadas sobre o asfalto, a arena é cercada para que tudo esteja pronto para a abertura oficial do rodeio, marcada para 2 de setembro.
“É um mutirão que atravessa a madrugada. Sai uma equipe, entra outra, e o trabalho não para. A gente costuma dizer que é uma operação de guerra para que tudo esteja pronto no prazo”, explica o produtor Cunha.

Camarotes, lounges e novidades
O sucesso dos camarotes empresariais no ano passado se repete em 2025, com a manutenção de locais estratégicos e bem posicionados. A grande novidade é a Varanda, um espaço elevado para até 500 pessoas, criado para proporcionar uma experiência diferenciada e com vista privilegiada da arena.
Além disso, o público vai poder aproveitar espaços exclusivos como o Camarote Brahma, Open Bar, Lounges e o novo Ranchão Paranaíba, que funcionará como after dos shows principais.

Leia Mais
Montagem e desmontagem: trabalho que não aparece
Se por um lado a montagem é marcada por semanas de esforço e planejamento, a desmontagem também exige atenção. Assim que o último show é encerrado, começa um novo ciclo de trabalho para retirar estruturas, liberar o parque e organizar o espaço.
“Evento é sempre um desafio. Se fosse apenas repetir, seria simples. Mas a cada edição buscamos inovar, surpreender e garantir uma experiência segura e inesquecível para o público”, resume Cunha.