“O Agente Secreto” leva dois prêmios no Festival de Cannes 2025

Kleber Mendonça Filho ganhou prêmio de melhor direção e Wagner Moura de melhor ator

, em Uberlândia

-

O Agente Secreto levou, neste sábado (24), dois prêmios no Festival de Cannes 2025: Kleber Mendonça Filho recebeu a premiação de melhor diretor e Wagner Moura o prêmio de melhor ator. O filme ainda era um dos 22 concorrentes à Palma de Ouro, a maior premiação do festival, que acabou sendo levada pelo filme iraniano “Un Simple Accident”. O filme brasileiro também venceu dois prêmios paralelos do festival.

O Agente Secreto foi escolhido o melhor da seleção oficial pelo júri da FIPRESCI, principal associação de críticos de cinema do mundo. Além disso, também recebeu o Prix des Cinemás Art et Essai, premiação concedida pela Associação Francesa de Cinemas de Arte e Ensaio.

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

“O Agente Secreto” leva dois prêmios no Festival de Cannes 2025: Kleber Mendonça Filho ganhou prêmio de melhor direção e Wagner Moura de melhor ator
“O Agente Secreto” é a primeira colaboração entre Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura – Crédito: Reprodução/Redes Sociais/ Kleber Mendonça Filho

 Kleber Mendonça Filho em Cannes:

“O Agente Secreto” marca o terceiro filme de Kleber Mendonça Filho na disputa pela Palma de Ouro. Anteriormente, ele esteve na competição com Aquarius (2016) e Bacurau (2019). Em 2023, o diretor também participou do Festival de Cannes com o documentário Retratos Fantasmas, apresentado em uma mostra paralela.

×

Leia Mais

 Do que se trata o filme?

Ambientado no período da ditadura militar brasileira, em 1977, o filme conta a história de um especialista em tecnologia que se muda de São Paulo para Recife, a fim de deixar o seu passado para trás. Contudo, ao chegar na capital de Pernambuco, Marcelo Alves não encontra a paz que procurava e, mais tarde, descobre que está sendo vigiado. 

Para alguns críticos, o filme, que ainda não tem data de estreia no Brasil, pode ser um novo candidato brasileiro ao Oscar, logo após o sucesso de Ainda Estou Aqui (2024).