Jardim Urbano transforma Beco do Planalto em galeria a céu aberto; veja como ficou

Entre os objetivos, projeto revitalizou área que estava sendo utilizada para descarte inadequado de lixo; 60 artistas participaram da ação

João Maimoni e Ulisses Fernandes , em Uberlândia

O Beco do Planalto, que liga a avenida Indaiá à avenida Imbaúba, já está de cara nova. O local recebeu neste fim de semana, dias 23 e 24, o projeto Jardim Urbano, que transformou cinco dos 15 quarteirões em uma galeria de arte urbana a céu aberto. Para comemorar o aniversário de 137 anos da cidade, 60 artistas de diferentes regiões do Brasil participaram da iniciativa.

mural de grafitte do jardim urbano durante oficina
A turma +60 do Sesc participou de uma oficina de grafitti durante Jardim Urbano – Divulgação

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Segundo a produtora cultural Débora Costa, organizadora do Jardim Urbano, o projeto foi responsável por revitalizar uma área que estava sendo utilizada para descarte inadequado de lixo, por que além da pintura dos murais por diversos artista, foi criado um canteiro para o plantio de mudas de árvores.

“Este canteiro mostra o que a gente busca como projeto, que é muito mais que tinta na parede, é trazer revitalização de espaços, promover sociabilidade, inclusão, e a promoção da arte em espaços publicos”.

Débora Costa também destacou a adesão da comunidade em relação ao projeto, já que apenas duas casas dos cinco quarteirões que o evento foi realizado não tiveram seus  muros pintados. O carinhos dos moradores com os artistas também foi citado, chegando a ser criada uma “rede de apoio” para oferecer ajuda a todos os participantes.

Veja algumas intervenções no Beco do Planalto:

Mural feito pelo artita Kueio, no Jardim Urbano
– Reprodução: instagram/@Kueio.art
Mural grafitti do jardim urbano
– Reprodução: Instagram/@vigo_letters
mural de grafitte do jardim urbano
Reprodução: Instagram/ @rellyson27
mural de grafitte do jardim urbano
– Reprodução: Instagram/ @wesleyundef
mural de grafitte do jardim urbano
Reprodução: Instagram/ @a_p_s_i_s_
mural de grafitte do jardim urbano
Instagram: Reprodução/@artebarbaraa

Entre os artistas participantes, Assis Guimarães apontou o projeto como uma experiência coletiva enriquecedora. Para ele, eventos como o Jardim Urbano não só promovem encontros memoráveis entre artistas, mas também deixam um registro duradouro da arte urbana e de sua relevância na humanização de espaços públicos.

“A minha participação foi uma oportunidade muito engrandecedora pelo calor humano de tantos artistas trabalhando juntos… e particularmente pela sensação de juntos estarmos guarnecendo o Beco do Planalto de obras urbanas altamente contemporâneas, com linguagens plásticas diversas deixando um testemunho formidável de arte e também de interações humanas e de inclusão social”, disse em entrevista ao Paranaíba Mais.

Obra de grafitti de Assis Guimarães, no projeto Jardim Urbano
Artista plástico Assis Guimarães participou do projeto com a obra intitulada “A barca de todos nós“ – Crédito: Divulgação

VEJA TAMBÉM: 23ª Cavalgada Camaru abre oficialmente a programação do evento em Uberlândia

Projeto Jardim Urbano por Uberlândia

Em edições anteriores, o projeto foi responsável por intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade. Em 2023, primeira edição do Jardim Urbano, o Beco do Planalto foi palco do nascimento do projeto.

No ano passado, o projeto Jardim Urbano promoveu intervenções artísticas em nove pontos de ônibus ao longo da avenida Monsenhor Eduardo. A iniciativa buscou resgatar a memória dos trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, que cortava a região. Além de valorizar a história ferroviária, a ação contribuiu para a preservação da arquitetura urbana de Uberlândia, ajudando a manter os modelos antigos de pontos de ônibus.

Grafittes realizado pelo jardim urbano que remetem a história de Uberlândia
Trem Bão, arte do grafitteiro Kueio e Caboclo Mogian, obra do grafitteiro Muzaiart em pontos de ônibus – Reprodução: Instagram