Garçons icônicos da TV brasileira que marcaram gerações e seguem na memória do público

No Dia do Garçom, relembre os profissionais que conquistaram a TV brasileira com humor, carisma e histórias inesquecíveis, mostrando a importância desse trabalho no cotidiano e na cultura popular

, em Uberlândia

-

Nesta segunda-feira (11), celebramos o Dia do Garçom, profissão fundamental para o setor gastronômico e para a experiência dos clientes nos bares e restaurantes. Mas, para homenagear esses profissionais, vamos além do serviço na vida real e lembrar os garçons que fizeram sucesso na TV brasileira, personagens que marcaram gerações com seu jeito singular, humor e presença inesquecível.

O garçom é muito mais do que quem serve à mesa, ele é conselheiro, cúmplice, personagem do dia a dia que contribui para o ambiente e o convívio social. Na ficção, essa figura ganhou vida em diversas produções brasileiras, mostrando um lado leve, engraçado e, muitas vezes, cheio de personalidade.

Garçom na TV brasileira: os personagens mais icônicos

Entre os muitos garçons que marcaram a cultura pop nacional, alguns se destacam

Ferdinando (Marcus Majella) – “Vai Que Cola”

garçom
Marcus Majella é mais conhecido por dar vida ao Ferdinando, do Vai que Cola, que já ganhou até talk show na TV a cabo – Foto: Multishow/Reprodução

📲 Siga o canal de notícias do Paranaíba Mais no WhatsApp

Com seu humor exagerado e cheio de atitude, Ferdinando é o garçom do restaurante Dona Jô que virou um dos personagens mais queridos da série, arrancando risadas e cativando fãs.

Joaquim (Ary Fontoura) – “Roque Santeiro”

Ary Fontoura durante cenas da novela Roque Santero – Crédito; Canal Viva/Reprodução

Figura calma e experiente, Joaquim servia o bar do Zé das Medalhas e era testemunha das maiores fofocas da cidade fictícia de Asa Branca, encantando o público com sua serenidade.

Espírito de Garçom – “Zorra Total”

Garçons que marcaram o programa Zorra Total – Crédito: Redes sociais/ Reprodução

Nos diversos esquetes do programa humorístico, o garçom aparecia como aquele personagem que “ouve tudo”, “se mete” ou “estraga o clima”, rendendo muitas gargalhadas.

Garçom do “Programa do Jô” (Alexandre Borges)

Profissional que servia Jô Soares ganhou atenção do público – Crédito: Redes sociais/Reprodução

Embora não fosse o ator interpretando o garçom, o profissional que servia Jô Soares ganhou atenção do público, tornando-se uma presença conhecida nos bastidores do programa.

×

Leia Mais

Além dessas figuras da TV, não podemos esquecer do “garçom sofredor” da famosa música de Reginaldo Rossi, que entrou para a cultura brasileira como símbolo daquele que ouve confidências e desabafos no balcão do bar.

O garçom da vida real, assim como os personagens da ficção, é peça-chave para tornar a experiência em bares e restaurantes especial. Eles são responsáveis não só pelo serviço, mas pelo clima do local, pelo atendimento humanizado e muitas vezes por ajudar a resolver problemas e ouvir histórias.